A chegada à Europa da nova geração do Nissan Leaf, rodeada de grande expectativa, está a revelar-se bastante frutífera para a marca japonesa, que assumiu a liderança na tabela dos carros elétricos mais vendidos no Velho Continente.

O Leaf de nova geração sucede no topo da tabela ao Renault Zoe, que caiu para o segundo posto nas vendas da Europa, de acordo com o site EV-Volumes, que apresenta uma tabela bastante completa dos modelos de maior sucesso – embora na sua contabilidade e que reproduzimos aqui também se incluam os modelos Plug-in híbridos com capacidade para rodarem em modo 100% elétricos.

Segundo aquela entidade, que compila dados relativos aos modelos de energias alternativas, outros modelos ganharam também maior notoriedade no primeiro semestre de 2018, como são os exemplos do Volvo XC60 ou Porsche Panamera.

Note-se que, desde junho de 2017, o número total de veículos elétricos (BEV+PHEV) disponíveis na Europa aumentou de 51 para 56 modelos – 27 elétricos puros e 29 PHEV em junho de 2018.

Quanto ao top dos fabricantes no primeiro semestre, é a BMW que segura a primeira posição com 35.450 unidades elétricas vendidas, mais 29% do que em igual período do ano passado, sendo preciso notar que os seus híbridos fazem aqui muita diferença, a par do i3.

A Volkswagen assume a segunda posição com 33.700 unidades (+44%), enquanto a Renault fica no lugar mais baixo do pódio com 21.400 unidades (+10%). A quarta posição fica para a Nissan, que combina os seus Leaf e e-NV200 para um total de 19.300 unidades (+42%), na frente da Daimler, que é quinta, com 18.800 veículos comercializados (+35%).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.