A Porsche é uma das marcas que está a apostar seriamente na eletrificação da sua gama, dispondo atualmente de versões híbridas Plug-in do Macan, Cayman e Panamera e apostando numa variante totalmente elétrica do Macan para a próxima geração (em 2022). Já este ano chega o Taycan, o seu primeiro desportivo elétrico para rivalizar com o Tesla Model S.

No entanto, de acordo com Oliver Blume, também os modelos de gama intermédia, os 718 Cayman e Boxster, deverão ter versões totalmente elétricas em 2022 (e híbrida Plug-in). Em declarações ao site Autocar, o CEO da marca alemã explicou que já existem “protótipos do 718 a rodarem em modo elétrico e um protótipo híbrido em construção”, embora garanta que ainda não foram tomadas decisões quanto à via a seguir para a eletrificação.

O site da revista britânica revela, ainda, que a decisão de apostar em variantes híbridas e PHEV para os 718 terá sido tomada após estudos de engenharia que dão conta da dificuldade de aplicar baterias para uma variante totalmente elétrica sem obrigar a alterações na arquitetura de motor central destes desportivos.

Daí o plano para oferecer desportivos totalmente elétricos do Cayman e do Boxster poderão estar dependentes de avanços tecnológicos, como aquele que será introduzido com a plataforma PPE de nova geração.

Em relação ao SUV compacto, Blume clarificou que o Macan continuará a ser produzido em variante híbrida na plataforma MLB mas com uma variante 100% elétrica produzida na nova plataforma PPE: “pelo menos durante dois ou três anos teremos as duas versões. Nesse ponto, poderemos decidir se vamos fazer um upgrade para os motores de combustão interna com o padrão Euro 7 ou seguir o caminho da eletrificação total”, explicou o CEO da Porsche, justificando essa posição com “o ritmo diferente a que os países estão a mudar – a China quer os elétricos agora, a Rússia está com menos pressa, por exemplo”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.