M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez pensou quantos quilómetros seria capaz de fazer ao volante de um Tesla antes de ele parar de vez? Pode ser complicado, já que existem estações de combustível em todo o lado, e o mesmo não acontece com carregadores de baterias automóveis. Mas a Nextmove, uma firma de aluguer de carros da Alemanha especializada em veículos elétricos, quis demonstrar a validade da escolha dos modelos Tesla, e conseguiu ultrapassar os 1000 km com um Tesla Model 3, carro que ainda não está oficialmente à venda na Europa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Tesla da Nextmove conseguiu percorrer 1001 km com uma única carga de bateria, batendo o recorde de 975 km. Para isso, a firma alemã resolveu tirar o carro da estrada, fazendo o teste no circuito de Lausitzring, uma pista de corridas no leste da Alemanha, e contou com o apoio da firma de certificação de segurança na estrada Dekra. Mas o mais importante foi que o carro usado no testes passou a maior parte do tempo a funcionar com o Autopilot ligado, em vez de recorrer exclusivamente aos movimentos do condutor.

Para comparação, a Nextmove colocou um segundo carro idêntico na pista, mas sem usar o Autopilot e entregando o comando total ao condutor. O resultado final foi que este Tesla Model 3 fez “apenas” 978 km, uma distância perto do outro carro, mas com um número inferior, isto apesar de usar ocasionalmente o cruise control.

A Nextmove também usou truques para fazer o outro carro chegar aos 1001 km, chegando a enganar os sensores para pensarem que estava alguém ao volante, saltando pela janela ou passando para o banco de trás. O consumo total ficou na casa dos 7 kWh aos 100 km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.