M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Toyota Land Cruiser existe há sete décadas numa miríade de encarnações, e uma das mais famosas foi a Série 70, que foi lançada em 1984 e vendida em Portugal até meados dos anos 90. Mas apesar de mais de três décadas de existência, esta geração continua a ser produzida na Austrália e África do Sul, onde é muito procurado em meios rurais. E agora, o Land Cruiser 70 ganha uma versão elétrica, feita à medida da indústria mineira australiana.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As suas características, como chassis de longarinas, tração às quatro rodas e motor potente a baixa rotação fazem do Toyota Land Cruiser o veículo ideal como veículo de transporte dentro dos túneis de minas. No entanto, o seu motor 4.5 V8 Diesel também é demasiado poluente num local apertado e sem ventilação. Para deixar de expor os trabalhadores às partículas emitidas pelo motor, a firma australiana Voltra desenvolveu uma variante elétrica do Land Cruiser 79 Pick-Up, que mantém as características mais importantes, como resistência e tração às quatro rodas, mas que deixa de emitir poluição.

Renomeado Volta eCruiser, este Toyota Land Cruiser permite aos seus operadores reduzir custos de operação em 20 a 40 por cento, por não necessitar da mesma quantidade de ventilação, nem de fazer testes de emissões no interior da mina. Como já não tem motor nem caixa de velocidades, poupa em combustível, manutenção, mudanças de óleo e peças de reparação, já que o sistema de recuperação de energia também poupa os travões. Também contribui menos para o aumento de temperatura na mina e é menos barulhento que um veículo Diesel normal.

O primeiro Voltra eCruiser foi completado em janeiro passado nas instalações da marca, em Adelaide, e desde então tem sido alvo de testes em vários locais na Austrália e Nova Zelândia. A primeira cliente vai ser a firma de exploração mineira BHP.

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