XC40 Recharge: O SUV elétrico da Volvo com autonomia para 400 km

17/10/2019

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver,
A Volvo aprofunda a sua aposta na eletrificação da sua gama e revela o seu primeiro SUV 100% elétrico, o XC40 Recharge, que chegará apenas em 2021 e que promete uma autonomia de 400 quilómetros em ciclo WLTP.

O primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca surge na forma do SUV compacto lançado em 2018, inserindo-se num esforço que compreende o lançamento de um novo modelo totalmente elétrico por ano nos próximos cinco anos.

Na sua configuração elétrica, o XC40 Recharge adota denominação P8 AWD, sendo composto por dois motores elétricos (um por eixo), oferecendo um total de 308 kW (408 CV) de potência, o que lhe permite obter prestações desportivas. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,9 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 180 km/h. A energia é acumulada numa bateria de 78 kWh, podendo receber 80% da sua carga em postos de carga rápida (150 kW) em 40 minutos.

Além disso, a Volvo faz jus à sua tradição de dedicação à segurança e terá no XC40 Recharge uma nova evolução, uma vez que esse SUV elétrico foi reforçado face ao XC40 de motor térmico: os engenheiros da Volvo Cars redesenharam e reforçaram a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.

“Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro.
O XC40 Recharge será um dos automóveis mais seguros que já construímos”, assegurou na apresentação deste SUV elétrico o diretor de Segurança na Volvo Cars, Malin Ekholm.

Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a marca sueca desenvolveu uma nova estrutura, estando a bateria protegida por uma ‘jaula’ de segurança (safety cage) de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel (reforçada na dianteira e na traseia). Por outro lado, a localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.

Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 Recharge também apresenta novidades, sendo o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.

A Volvo pretende que, em 2025, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos. Recharge será o nome que a marca atribuirá a todos os modelos Volvo que sejam carregáveis (neles se incluindo os 100% elétricos ou Plug-in híbridos).

“Já o dissemos diversas vezes: para a Volvo Cars, o futuro será elétrico. Hoje é um dia muito importante pois estamos a tomar mais um novo passo nessa direção com o lançamento do XC40 totalmente elétrico e da gama Recharge”, afirmou Håkan Samuelsson,, Presidente e CEO da Volvo Cars, apontando o caminho a seguir pela marca sueca em termos de mobilidade sustentada.

Visual retocado

O estilo do XC40 elétrico não se altera em demasia face ao do modelo com motorização convencional. A grelha dianteira na cor da carroçaria cria um design único neste novo modelo uma vez que agora já não é necessária uma grelha com função de refrigeração, sendo também o local de armazenamento dos sensores do sistema ADAS – Advanced Driver Assistance Systems.

Além disso, disporá de oito cores exteriores, nas quais se inclui a nova opção Sage Green metallic, para personalização do XC40 Recharge, sendo de série o teto em preto. Estão também disponíveis duas novas opções de jantes de 19” e de 20” polegadas.

“As raízes do design escandinavo são baseadas na clareza visual e na redução do elemento. O XC40 é um excelente exemplo disso. O seu design arrojado é instantaneamente reconhecido e agora está ainda mais moderno na sua versão elétrica. Sem a necessidade de incluir uma grelha frontal fomos capazes de criar uma frente ainda mais limpa e moderna enquanto a ausência de tubos de escape faz o mesmo na retaguarda. Este será o caminho que iremos seguir à medida que avançamos cada vez mais na eletrificação da gama”, explica Robin Page, diretor de Design da Volvo Cars.

No habitáculo, o condutor irá encontrar um interface totalmente novo e completamente desenhado para modelos elétricos onde se inclui informação relevante como o estado da bateria. O pack de design interior desportivo inclui detalhes de estilo bem como tapetes feitos em material reciclável.

Este novo Automóvel, cujo primeiro preview ocorreu em 2016, com a apresentação do Concept 40.1, tem como base a plataforma CMA (Compact Modular Architecture), que foi desenhada tendo em mente a eletrificação, onde o pack de baterias é integrado no solo do automóvel sem afetar o espaço interior.

Isto significa que a funcionalidade, espaço de bagagem e arrumação interior permanecem idênticas às da versão com motor de combustão, dispondo, por outro lado, de um espaço de carga especial situado na frente com cerca de 30 litros de capacidade, no local usualmente utilizado pelo motor térmico.

Tecnologicamente avançado

Outro dos dados importantes da apresentação da Volvo – que decorreu em Los Angeles, mas que teve transmissão em local selecionado pela marca em Portugal – é o novo sistema de infoentretenimento, concebido com base em Android e com elevada capacidade de personalização, sendo ainda apresentado pela marca como “mais intuitivo”, com recurso a serviços e tecnologia Google.

A Volvo Car Group é a primeira empresa a fazer uma parceria com a Google com vista à integração de um sistema de ‘Infotainment powered by Android’, onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store, sendo resultado de uma parceria entre as duas marcas nos últimos anos.

O novo sistema oferece uma integração completa com o Android Automotive OS, com atualizações em tempo real como Google Maps, Google Assistant e outras aplicações do setor automóvel. Tal também permite atualizações de software e serviços ‘over the air’, ou seja, sem ligação física, podendo assim, de acordo com a Volvo “continuar a evoluir e a melhorar ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita”. Os utilizadores poderão, por exemplo, recorrer à Play Store da Google para descarregarem os seus serviços de música e apps adicionais.

“Estamos finalmente a conseguir proporcionar no automóvel, o mesmo tipo de experiencia que se consegue obter num smartphone, num contexto de segurança na estrada. Ao introduzirmos este tipo de atualizações, desde a manutenção a novas configurações, o automóvel conseguirá estar tão atualizado como outros produtos digitais”, assegura Henrik Green, responsável pela tecnologia da marca.

O Google Assistant irá permitir aos clientes executar várias funções através do controlo por voz – regulação da temperatura, definição de um destino, selecionar uma musica favorita e podcasts em apps como o Spotify, e até envio de mensagens.

O mesmo tipo de informação atualizada irá ser utilizado para melhorar, de forma continua, o sistema ADAS ao fornecer importante informação como limites de velocidade e curvas perigosas na rota. A Volvo adianta que irá continuar a desenvolver software e serviços conectados, utilizando uma força crescente de engenheiros e a plataforma de serviços digitais Volvo On Call.

Por exemplo, estará completamente integrado com o Volvo On Call, oferecendo novas funções como o estado da bateria e os níveis de carregamento.

Estão também incluídas as características mais tradicionais do Volvo On Call como pré-aquecimento dos bancos, o encontrar da viatura em parques de estacionamento, o fecho e abertura de portas remotamente e o car sharing através da chave digital.

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