Elétrico Honda e estreia tecnologia de ponta para aumentar segurança

28/05/2019

O primeiro elétrico de larga escala da Honda terá um sistema de câmaras retrovisoras de série, que irão substituir os tradicionais espelhos nas laterais do veículo. Já disponível para reserva nalguns mercados, o Honda e chegará a Portugal no final do ano.

Visto pela primeira vez na versão protótipo, denominada Urban EV, o sistema de câmara lateral nos espelhos será um equipamento de série na versão de produção, sendo uma estreia no segmento dos utilitários, juntando-se também ao facto de a Honda apresentar aqui o seu primeiro esforço 100% elétrico para o mercado europeu.

De acordo com a Honda, esta tecnologia traz benefícios significativos para o design, segurança, aerodinâmica e refinamento, já que reduz os focos de atrito da carroçaria, reduzindo portanto o ruído aerodinâmico e o potencial impacto nos consumos energéticos.

Os dados da Honda apontam para uma redução de cerca de 90% no atrito aerodinâmico em comparação com os espelhos retrovisores convencionais, o que se traduz numa melhoria de aproximadamente 3,8% para todo o veículo. As caixas das câmaras são deliberadamente moldadas para evitar gotas de água na lente, com um revestimento repelente de água nas superfícies da lente para impedir qualquer outra acumulação
residual de água.

Neste formato, os espelhos exteriores convencionais são substituídos por câmaras compactas, que fornecem imagens ao vivo para dois ecrãs de seis polegadas dentro do veículo. Estes ecrãs são integrados nas duas extremidades do painel, posicionados ergonomicamente para garantir uma sensação natural de visão ao condutor. As câmaras estão inseridas na largura do automóvel e não se estendem além dos arcos das rodas.

O condutor poderá escolher entre ‘visão normal’ e ‘visão ampla’ através das configurações do veículo, ampliando o campo de visão comparativamente com os espelhos convencionais e reduzindo o efeito de ‘ângulo morto’ em cerca de 10% na ‘visão normal’ e em mais relevantes 50% na ‘visão ampla’. Também em manobras de marcha-atrás, as orientações são exibidas nos ecrãs de visão lateral com um ângulo de visibilidade maior.

Outro detalhe confirmado hoje e que contribuirá para uma visão minimalista da carroçaria são os puxadores de porta “pop out” que garantem paineis ‘limpos’ de arestas e protuberâncias que prejudiquem a aerodinâmica.

Para impedir brilhos ou situações de ofuscamento, os níveis de brilho nos ecrãs internos são ajustados automaticamente com base nas condições de luz predominantes. A marca japonesa garante que foram realizados testes e um desenvolvimento extensivo para garantir que o Sistema de Câmara Lateral nos Espelhos oferece uma visibilidade superior em condições de mau tempo, baixa luminosidade e uma condução noturna sem risco de ofuscar a visão do condutor.

Chegada ainda em 2019

O novo compacto elétrico da Honda é um passo ousado para a marca em termos de design e tecnologia e faz parte da estratégia da marca de incluir tecnologia eletrificada em toda a sua gama na Europa até 2025. O Honda e terá uma autonomia superior a 200 km, com uma funcionalidade de carregamento rápido que carrega 80% de bateria em apenas 30 minutos.

Este novo compacto elétrico recorre a uma nova plataforma e terá tração traseira e motorização elétrica avançada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.