Os trabalhos de ‘restomod’ (restauro e modernização) dos Mini clássicos já são bem conhecidos, com alguns dos mais completos e interessantes a surgirem pelas mãos da David Brown Automotive, empresa especializada, precisamente, nestes métodos. O resultado mais recente é o eMastered, uma variante do Mini com motor elétrico no lugar do original.

Especialista em restauros de automóveis clássicos com minúcia e trabalho artesanal, a David Brown Automotive tornou-se conhecida pelos seus modelos com base Mini, com este eMastered a impulsionar a companhia para uma nova era de mobilidade elétrica, combinando o estilo icónico com a motorização sem emissões.

O trabalho de conversão resulta num modelo que é mais potente do que o original, sendo ao mesmo tempo mais silencioso e refinado em andamento, com um peso idêntico ao do carro original a combustão: 640 kg. O motor elétrico é um Zonic 70 com 72 kW/97 CV e 175 Nm instantâneo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 8,5 segundos e atingir os 148 km/h de velocidade máxima (limitada) no modo de condução desportivo.

Para manter o peso muito contido, a bateria tem apenas 18.8 kWh de capacidade, o que lhe permite percorrer um total de 148 quilómetros em ciclo combinado WLTP, suficiente para as deslocações do dia-a-dia. Admitindo carregamento CA de 6.6 kW, bastam cerca de três horas para recarregar completamente, estando a tomada de carregamento no mesmo local do bocal do depósito de combustível.

Quanto ao design, a David Brown Automotive executou este projeto com grande precisão, recebendo melhorias subtis no interior e no exterior. No sentido de ser um modelo sustentável, os materiais utilizados são também mais ecológicos, sem comprometer o resultado final de elegância e simplicidade do Mini original imaginado por Alec Issigonis.

Ainda assim, há espaço para um amplo trabalho de modernização em termos de multimédia, recebendo uma unidade de infoentretenimento compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto no interior, a que se juntam ainda várias opções de personalização a gosto dos clientes, que podem tornar cada exemplar realmente único.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.