Os holandeses da Studio Diip equiparam um aquário com rodas e sensores para que possa ser conduzido de acordo com os movimentos do peixe no seu interior.
Depois de uma equipa de cientistas da Universidade de Richmond terem conseguido ensinar ratos de laboratório a conduzir um pequeno veículo elétrico com placas instaladas no piso que reagem ao toque do roedor para avançar e virar à direita ou à esquerda, é a vez de os peixes mostrarem que também têm capacidade para conduzir.
É, pelo menos, o que demonstra o projeto mais recente da holandesa Studio Diip, que desenvolveu o primeiro aquário pilotado conhecido, equipado com uma câmara que consegue captar os movimentos do peixe no seu interior para mover o veículo numa determinada direção. O sistema utiliza um motor elétrico alimentado por uma pequena bateria instalada num dos eixos da estrutura e um microcontrolador Arduino que interpreta e executa as instruções dos sensores
Este curioso projeto com o sugestivo nome ‘Fish On Wheels’ está ainda em fase de desenvolvimento, não existindo data prevista para chegar ao mercado. Até lá, os responsáveis pela criação do primeiro carro para peixes vão garantindo que está será a solução ideal para permitir que o animal de estimação não tenha de ficar confinado ao espaço de uma prateleira de casa. “Os nossos peixes já não precisam estar limitados à zona que rodeia os seus aquários”, explica fonte do estúdio criativo.