Estas são as marcas automóveis que mais satisfazem os britânicos
26/04/2019
10. Toyota: A marca japonesa que tem o mesmo ADN da Lexus venceu a categoria de melhor carro novo com o Prius. No entanto, termina o inquérito em décimo lugar, sendo prejudicada na apreciação de 90,54% por alguns detalhes de funcionalidade e resultados inferiores na categoria de 'interior'. Sobressai, por oposição, em capítulos como os custos operacionais e de manutenção, bem como a fiabilidade.
9. Jaguar: A marca Premium britânica sobressai em elementos como 'motores e caixas' ou no de 'comportamento e condução'. Os inquiridos louvaram a suavidade de condução e a experiência ao volante, embora tenham apontado algumas falhas de fiabilidade, figurando até como uma das marcas que mais problemas apresentou nalgum ponto. Ainda assim, leva 90,72€.
8. Suzuki: Liderando nos capítulos de 'economia' e 'custos operacionais', a Suzuki arrebata 90,75% das respostas de satisfação, merecendo também elogios na fiabilidade. Os seus proprietários também destacam a aceleração, comportamento e espaço atrás nos modelos da marca nipónica. Entre os pontos a melhorar estão o interior e o sistema de infoentretenimento, com destaque para a parca qualidade do sistema de áudio ou navegação.
7. Honda: A marca japonesa é enaltecida pela sua funcionalidade, sistemas de segurança, espaço interior atrás, custos de manutenção e economia. Pontos destacados são os 'bancos mágicos' atrás, com os proprietários a destacarem da mesma forma a adequação às crianças e a fiabilidade, o que lhe confere um total de 90,97%. Mas, o sistema de infoentretenimento é apontado como ponto melhorável, o mesmo se aplicando aos motores, que alguns inquiridos consideraram não ser muito fortes em aceleração (previsivelmente do Jazz) ou silenciosos.
6. Subaru: Sem representação em Portugal, a Subaru continua a ter uma forte implementação noutros mercados, como o britânico. De acordo com as opiniões dos inquiridos, os carros da marca japonesa são elogiados pela sua tecnologia de segurança, qualidade de construção, espaço a bordo e fiabilidade geral. Com 91,09% de pontuação, a Subaru é depois 'castigada' pela fraca sensação de aceleração, custos não muito baixos e estilo pouco apelativo.
5. Skoda: A marca checa surge bem classificada em praticamente todas as áreas avaliadas, sendo a pior aquela que compreende o sistema de navegação. Por outro lado, sem se considerar brilhante nas áreas de “comportamento e condução' e 'sistemas de segurança' , ainda assim ficaram acima da média, de acordo com as respostas. A versatilidade do interior é elogiada, bem como a fiabilidade, saindo com um total de 91,36%.
4. Mazda: A marca de Hiroxima fica com o quarto lugar, sendo elogiada pelo seu estilo e pela construção do habitáculo, além de merecer votos favoráveis nas áreas da motorização e caixas de velocidades. Os sistemas de infoentretenimento e qualidade dos sistemas de áudio têm funcionamento muito positivo, bem como o conforto. No cômputo geral, recebe 91,51%. Mas a funcionalidade é pouco apreciada – espaço limitado para bagagens e pequenos objetos no interior.
3. Kia: O terceiro lugar da Kia, com 91,54%, reflete a melhoria significativa da marca ao longo dos anos, sendo elogiada pelos custos operacionais, construção do interior, sistemas de infoentretenimento e funcionalidade. Além disso, destaca-se ainda na fiabilidade, com poucas falhas apontadas. Já os motores não têm grande sensação de velocidade, enquanto as caixas de velocidades poderiam ter funcionamento mais suave.
2. Alfa Romeo: A marca italiana fica em segundo lugar no ranking de satisfação, com destaque nas categorias mais emotivas, como a condução ou na prestação dos motores. Também a segurança e o desenho do interior foram elogiados, contribuindo para os 92,04% angariados, mas por outro lado, conta com uma percentagem algo elevada de falhas, o que atendendo ao resultado final, assume a Auto Express, devem compreender itens menores e não essenciais dos seus veículos. Ponto em que se deu mal foi mesmo no da funcionalidade – quer nas bagageiras, quer no espaço atrás.
1. Lexus: A Lexus foi aquela que mais votos de satisfação recebeu, merecendo elogios pela fiabilidade, qualidade de construção “imbatível e estilo arrebatador”. No total, a marca japonesa angariou uma taxa de satisfação de 92,06%, liderando nas categorias de 'interior e conforto', 'exterior' e 'fiabilidade', o que lhe permite repetir os triunfos de 2017 e de 2018.
As marcas asiáticas dominam o grande inquérito de satisfação levado a cabo pela revista britânica Auto Express, embora a segunda posição seja ocupada por uma surpresa europeia. No estudo ‘Driver Power 2019’, que revela o grau de satisfação dos proprietários com marcas e modelos, a primeira posição ficou para a Lexus, que é assim a marca automóvel na qual os britânicos mais confiam.
A lista dos dez primeiros conta com um total de seis marcas japonesas, com a Lexus a ser aquela que mais votos de satisfação recebeu, merecendo elogios pela fiabilidade, qualidade de construção “imbatível e estilo arrebatador”. No total, a marca japonesa angariou uma taxa de satisfação de 92,06%, liderando nas categorias de ‘interior e conforto’, ‘exterior’ e ‘fiabilidade’, o que lhe permite repetir os triunfos de 2017 e de 2018.
A segunda posição é ocupada pela Alfa Romeo, com a marca de Arese a arrebatar um total de 92,04% de taxa de satisfação, vencendo nas categorias de ‘motor e caixa’ e de ‘comportamento e condução’. Um resultado algo surpreendente atendendo à taxa relativamente elevada de falhas anunciadas de algum tipo.
O inquérito teve por base as respostas de todos os leitores da revista que tenham comprado um automóvel novo nos 12 meses anteriores à data limite, dando a sua visão sobre os fatores chave de cada veículo, desde a aceleração ao comportamento, passando pelo espaço a bordo ou pelo funcionamento do infoentretenimento. Depois, os dados são compilados e tratados para oferecer uma visão mais exata.
Para ficar a conhecer a lista dos dez melhores neste inquérito ‘Driver Power 2019’, consulte a galeria em cima.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.