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Estes são os “3 cilindros” mais potentes do mercado

10. Ford 1.0 EcoBoost 125 CV O motor a gasolina de três cilindros e 1 litros, o mais consagrado da família EcoBoost da Ford foi pioneiro nesta nova vaga de mecânicas sobrealimentadas de muito baixa cilindrada. Na versão de 125 CV encontramo-lo nas gamas Fiesta, EcoSport, Focus e Puma.
9. Honda 1.0 VTEC Turbo 126 CV A marca japonesa dispõe deste motor no Civic, mas este interessante 3 cilindros não é opção para o crossover HR-V, que emprega um 4 cilindros com 1,5 litros e 130 CV.
8. PSA 1.2 PureTech 130 Motor especialmente elogiado pela disponibilidade que mostra nas retomas de velocidade, este motor está em todas as marcas do Grupo PSA: Peugeot, Citroën, DS e Opel, em todos os modelos de maior volume destes fabricantes.
7. MINI 1.5 136 CV Motor de 1,5 litros produzido pela BMW equipa o Mini Cooper e o Série 2 Coupé.
6. Ford 1.0 EcoBoost 140 CV O motor mais pequeno no portefólio da Ford também está disponível na variante de 140 cv, provando que motores não se medem aos palmos.
5. BMW 1.5 140 CV A versão mais recente do 1,5 litros da BMW produz bons 140 CV, mais 4 cv do que a mecânica anterior. Equipa o Série 1, os monovolumes Active Tourer e Gran Tourer, e o X1.
4. Ford 1.0 EcoBoost 155 CV A última declinação do motor da Ford estará no Puma, com 155 CV y, associado a sistema mild-hybrid, com rede elétrica de 48 V.
3. Volvo T3 163 CV Lançado em 2018, este propulsor foi o primeiro tricilíndrico na história da Volvo. Está na gama do SUV XC40 com interessantes 163 CV.
2. Ford 1.5 EcoBoost 200 CV Sob o capot do Fiesta ST está fenomenal motor de 3 cilindros em linha, com 1,5 litros e 200 CV, tão evoluído que incorpora sistema de desativação de cilindros.
1. Toyota 1.6 261 CV O rei dos tricilíndricos é o motor do Toyota GR Yaris, com 1,6 litros, sobrealimentado e a debitar incríveis 261 cv.

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Os motores com arquitetura de apenas 3 cilindros estiveram durante anos associados ao tratamento de mecânicas menos nobres, especialmente quando comparadas com as congéneres com mais um cilindro, em maioria no mercado. Mas foi com a necessidade de reduzir drasticamente consumos e emissões poluentes que o paradigma começou a mudar, com muitos fabricantes a apostarem na fórmula como solução mais imediata para o cumprimento das metas europeias. E sem claudicar no capítulo das performances.

A revolução tecnológica dos motores a gasolina, com arquitetura simples, baixa cilindrada, para valores de potência incomparavelmente melhores aos antecessores, está em marcha e aqui publicamos a lista com os melhores representantes desta nova vaga.

Percorra a galeria para descobrir os “3 cilindros” mais potentes atualmente no mercado!