Foram revelados os resultados da edição deste ano do JD Power Vehicle Dependability realizado nos Estados Unidos, um estudo que permite observar quais as marcas que se destacam na qualidade de fabrico e tecnologias dos seus automóveis no lado de lá do Atlântico.
O estudo da JD Power, que já vai na 31.ª edição, registou os problemas de 100 modelos de cada marca, experienciados pelos proprietários ao longo dos últimos 12 meses, sendo que apenas foram considerados carros com três anos e um único dono.
Em avaliação estiveram 177 problemas específicos (exterior, motor, transmissão, interior, multimédia, experiência de condução, etc.), ‘arrumados’ em oito diferentes categorias de automóveis. No ranking, quanto mais baixo o valor, melhor a prestação do modelo em termos de fiabilidade. Os resultados obtidos baseiam-se nas opiniões de 36.555 proprietários de automóveis nos Estados Unidos, recolhidas entre julho e novembro de 2019.
Entre as principais conclusões, os analistas da JD Power destacam o aumento dos níveis de fiabilidade geral: na edição-2020 deste estudo, a pontuação média foi de 134, o que representa uma melhoria de 2 pontos relativamente a 2019. Segundo aquela entidade independente, o nível de satisfação é maior na categoria dos crossovers e SUV, ainda que com um número maior de incidências dos que no segmento dos turismos.
Outra das conclusões da JD Power é que a categoria dos sistemas de infoentretenimento (ACEN) foi a que apresentou evolução mais importante, com um aumento de 2.3 pontos. Mas, segundo os especialistas, estes equipamentos ainda são os grandes culpados pela maior fatia dos problemas sentidos em carros novos.
Por fim, nota de destaque para o modelo que foi considerado o mais fiável: o Lexus ES, com 52 pontos, a melhor classificação de sempre em 31 anos de estudo.
Classificação por marcas
No ranking de qualidade e satisfação elaborado nos Estados Unidos, a Genesis ocupa o lugar mais alto com uma pontuação de 89 em 100. A Lexus ocupa o segundo lugar da tabela, ao obter 100 pontos; a Buick (103) encerra o pódio.
Nos dois lugares seguintes aparecem fabricantes bem conhecidos dos europeus: a Porsche, com 104 pontos, e a Toyota, com 113.