O Ford GT40 foi criado unicamente para competir com a Ferrari nas 24h de Le Mans, após a marca italiana recusar a oferta de compra por parte da Ford. A ideia deste projecto veio de Henry Ford II e Lee Iacocca, o desenvolvimento inicial esteve a cargo de Eric Broadley da Lola Cars, pois a Ford não tinha experiência na produção de automóveis desportivos de motor central.

O filme Le Mans 66: O Duelo, de 2019, recria a edição de 1966 da prova onde os Ford GT40 conquistaram os três primeiros lugares. Para a realização do filme, várias foram as replicas dos Ford GT40 produzidas, tudo porque era arriscado utilizar os automóveis reais, além de ser mais barato.

A réplica que está presente neste artigo é uma das seis produzidas pela RCR feita para a utilização no filme e recria as especificações originais de 1966 com bastante detalhe. Foi dado o nome ao automóvel da Dan Gurney com o número 3 na prova de Le Mans e agora ostenta o número 88 de William Wonder das 24h de Daytona. Além disso, este exemplar é o único dos seis que tem número VIN e registo, podendo assim circular na via pública. Está equipado com um motor V8 de 5,7L de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras.

Agora, irá ser levado a leilão pela Mecum, num evento que irá ocorrer em Dallas, de 8 a 11 de Setembro de 2021, sem ainda haver valor estimado de venda.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.