A Tesla fez dois grandes anúncios esta noite, com Elon Musk a assinalar a colocação da primeira pedra naquela que será a futura Gigafábrica na China, em Xangai, mas também a futura produção do Model Y.

A companhia norte-americana pretende expandir-se para novos mercados e a China, pelo seu posicionamento e aceitação dos veículos elétricos, assume-se como fundamental para a estratégia da Tesla.

No ano passado, havia sido confirmada a aquisição de um terreno em Xangai para a construção de uma fábrica de 860.000 metros quadrados. Musk espera ter o local pronto rapidamente, mais concretamente no último trimestre de 2019, conforme revelou o próprio através do Tweeter: “O objetivo é finalizar a construção inicial neste verão, iniciar a produção do Model 3 no final do ano e atingir um elevado volume de produção no próximo ano”.

Aquela fábrica irá produzir veículos para o mercado local, mais concretamente o Model 3 e o futuro Model Y, este último em 2020, com o intuito de “fornecer carros acessíveis para os clientes locais”.

A intenção é chegar às 500 mil unidades produzidas por ano, com os números iniciais a apontarem um total de 3000 Model 3 por semana na primeira fase de produção, esperando-se que, uma vez na capacidade máxima, igualar a produção da fábrica de Fremont, na Califórnia.

Quanto ao Model Y, o novo SUV da Tesla, este seria posicionado abaixo do Model X, tratando-se de um modelo mais compacto e mais acessível – com preços semelhantes aos do 3, dispondo de um sistema de tração integral.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.