Na luta contra a pandemia de Covid-19, a família Agnelli, que detém uma série de ligações à indústria em Itália, incluindo uma posição relevante na Ferrari e na Fiat Chrysler Automobiles (FCA), anunciou que irá doar 10 milhões de euros à Proteção Civil italiana e a uma associação de cariz social, a Specchio dei Tempi/La Stampa.

A família Agnelli tem uma grande importância no setor industrial e desportivo em Itália, estando também a atravessar um momento complicado com a pandemia do novo coronavírus, tornando este país no caso mais dramático atualmente na Europa. Atendendo a este cenário, os Agnelli, através da Exor, companhia que detém participações na Ferrari e na FCA, anunciaram a doação de uma verba de 10 milhões de euros e de ventiladores para reforçar a luta dos médicos contra os efeitos nefastos daquele vírus.

A doação monetária ajuda as autoridades de Turim e da região de Piedmont a prestarem assistência aos mais desfavorecidos num momento em que os meios técnicos e humanos em Itália estão a atingir os seus limites. Pelo lado do equipamento, os Agnelli adquiriram um total de 150 ventiladores e outro material médico a vários fornecedores mundiais, proporcionando ainda o seu transporte para o país europeu.

Além disso, forneceram uma frota automóvel à Cruz Vermelha e à ANPAS (Associação Nacional de Assistência Pública) para o fornecimento de alimentos e medicamentos aos mais idosos e necessitados em toda a Itália.

Recorde-se que Itália tornou-se no epicentro europeu da epidemia de Covid-19, com um elevado número de infetados e de mortes relacionadas com aquele vírus, levando à paralisação da sociedade e ao encerramento de diversas fábricas, incluindo as da Ferrari.