‘Família’ Porsche juntou-se no Estoril para celebrar ‘paixão’

22/07/2018

A família Porsche voltou a reunir-se em Portugal para aquele que foi o segundo encontro ibérico, com cerca de 300 automóveis da marca a marcarem presença no também mítico Autódromo do Estoril. Tal como no ano passado, que teve o seu epicentro unicamente em solo luso, desta feita à concentração principal em Espanha houve margem para criar uma celebração em Portugal – e muitos responderam à ‘chamada’…

Numa prova de que o entusiasmo em torno da Porsche é uma constante, cerca de 300 carros rumaram ao Estoril para mais uma celebração da paixão Porsche, uma emoção reforçada pelo facto de a companhia de Estugarda estar a comemorar o seu 70º aniversário.

A presença de milhares de pessoas ao longo do sábado atesta igualmente a vitalidade da Porsche com entusiastas de todas as idades, havendo espaço para a competição e para atividades mais lúdicas que também tinham como objetivo colocar à prova as máquinas germânicas.

Apenas no seu segundo ano de realização, o Iberian Porsche Meeting (IPM) regressou este ano a Portugal, embora tenha existido igualmente uma comemoração dos 70 anos no circuito de Jarama, em Espanha. Oficialmente, não recebeu a nomenclatura de Iberian Porsche Meeting, centrando-se, ao invés, na comemoração dos 70 anos da companhia de Estugarda. Recorde-se que o conceito inicial do IPM passava pela alternância entre os dois países da Península Ibérica a cada ano – o primeiro evento realizou-se no ano passado em Portugal, contando com a presença de figuras de renome como por exemplo o piloto Mark Webber.

Foi, aliás, o sucesso dessa iniciativa nacional que levou os responsáveis da Porsche Ibérica a fazer igualmente um evento semelhante em Portugal, como destacou Nuno Costa, diretor de marketing da Porsche Ibérica, recordando que o “primeiro Iberian Porsche Meeting foi mítico”, pelo que seria “importante repeti-lo”.

O responsável português elogiou ainda o esforço feito por “toda a equipa para colocar de pé este evento em tempo recorde”.

Uma ideia também partilhada por Tomás Villén, Diretor Geral da Porsche Ibérica, que destacou o facto de a Porsche ser hoje uma “marca de sonhos”, sendo também muito importante “fazer uma celebração da marca em Portugal, onde sabemos que existe uma grande paixão pelos automóveis”.

Embora a celebração incidisse muito sobre o presente, Villén levantou também um pouco do véu para o futuro e recordou que a marca mantém a sua forte aposta nos motores de combustão interna, mas também nos híbridos Plug-in e na mobilidade elétrica, estando o primeiro modelo do género praticamente ao ‘virar da esquina’.

E o responsável da Porsche Ibérica deixou a certeza de que esse modelo será, como os demais da gama, um desportivo… em que até a sonoridade não terá sido esquecida: “já tive a oportunidade de testar o Taycan e posso garantir que irá oferecer emoções únicas”, afirmou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.