O CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo, vai lançar o Science Gateway, um novo centro de educação e apoio científico dirigido a públicos de todas as idades, contando para o efeito com uma generosa doação por parte da FCA Foundation, instituição filantrópica criada pela Fiat Chrysler Automobiles.

O edifício vai ser desenhado por arquitetos de renome mundial do atelier Renzo Piano Building Workshop, com o projeto a ser financiado por doações externas, sendo a principal contribuição proveniente da FCA Foundation. O início da construção está previsto para 2020, com conclusão em 2022.

O Science Gateway será um novo espaço dedicado à educação e ao apoio científico, tendo por objetivo criar um polo de educação e cultura científicas, de modo a inspirar as gerações mais jovens com a beleza da ciência. Pretendendo conquistar públicos de todas as idades, o Science Gateway incluirá espaços criativos de exposição, laboratórios para experiências práticas dirigidos a crianças e a estudantes, desde a primária ao ensino secundário, e um grande anfiteatro pronto para receber eventos tanto para especialistas como para leigos.

Numa área de 7000 metros quadrados, aquele edifício irá oferecer uma grande diversidade de espaços e de atividades, nomeadamente exposições sobre os segredos da natureza, que vão das mais ‘pequenas’ temáticas (partículas elementares) às maiores (estrutura e evolução do universo, por exemplo).

As exposições incluirão também os aceleradores do CERN, com experiências e computação sobre o modo como são utilizados pelos cientistas nas suas explorações e sobre a maneira como as tecnologias do CERN beneficiam a sociedade. A vertente prática experimental será uma peça-chave no programa educacional do Science Gateway, permitindo que os visitantes vivam a experiência do que significa ser cientista.

As atividades imersivas propostas no Science Gateway visam estimular o pensamento criativo, as avaliações baseadas na evidência e a utilização do método científico, importantes ferramentas em todas as esferas da vida.

O investimento global no Science Gateway está orçado em 79 milhões de francos suíços, verba inteiramente proveniente de doações. Até agora, já foram assegurados 57 milhões de francos suíços, permitindo dar início à construção, sobretudo graças à contribuição de 45 milhões de francos suíços da FCA Foundation, que irá apoiar o projeto à medida que as diversas fases de construção forem avançando.

Entre os outros doadores incluem-se uma fundação privada de Genebra e a Loterie Romande, que distribui os seus lucros por projetos de interesse público em diversas áreas, incluindo investigação, cultura e ação social. O CERN procura donativos adicionais, de modo a cobrir o custo total do projeto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.