A ‘febre’ dos leilões de clássicos está também a crescer de forma exponencial na Internet. Com a Covid-19 a impossibilitar a realização dos leilões físicos, as grandes casas leiloeiras estão a transferir os seus eventos para uma base online e, se na semana passada um Ferrari 275 GTB Long Nose clamava pelo recorde de carro vendido em leilão pelo maior preço (num evento da Gooding & Company), esta semana foi a vez de a RM Sotheby’s reclamar a liderança nesta tabela: o protagonista também é de Maranello, mais concretamente um 550 GT1 Prodrive de 2001, que angariou 4.290.000 dólares (cerca de 3.6 milhões de euros).

Consignado à RM Sotheby’s diretamente pela Care Racing Development, único detentor de propriedade deste carro desde que foi preparado para a competição em 2002, o Ferrari 550 GT1 foi o segundo de um lote de dez unidades produzidas pela preparadora britânica Prodrive, conhecida pela sua participação e sucessos no Mundial de Ralis (WRC), no qual serviu de braço direito da Subaru, com os Impreza preparados para pilotos como Colin McRae, Petter Solberg ou Richard Burns.

Este modelo tem o número de série CRD 002/2001, passando quatro anos no ‘ativo’, arrecadando 15 pole positions e 14 triunfos em diversas competições, num total de 49 corridas. Entre as suas vitórias está a mítica edução de 2004 das 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Foi, aliás, nessa decoração que o 550 GT1 Prodrive foi proposto a leilão, recebendo o comprador o veículo em condições de correr, bem como o seu livro de manutenção e certificações múltiplas de autenticidade pela CRD, Prodrive e Ferrari Classiche.

Mas, no leilão online de Monterey, esse não foi o único Ferrari a sobressair, já que um 275 GTB carroçado por Scaglietti com a configuração ‘Short Nose’ de 1965, com o seu motor original e certificado também pela Ferrari, foi vendido por 1.980.000 dólares, ao passo que um F40 de 1994, uma de 213 unidades entregues nos Estados Unidos da América (EUA) pela marca, foi vendido por 1.386.000 dólares.

Ainda outro carro da marca transalpina, o F12tdf, ficou perto do milhão de dólares, sendo vendido por 825.000 dólares, devendo o seu preço à produção limitada de 799 unidades.

Créditos das imagens do 550 GT1: Remi Dargegen/RM Sotheby’s

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