Ferrari F40 que pertenceu ao filho de Saddam Hussein continua ao abandono

20/04/2020

O Ferrari F40 é uma lenda dos automóveis, lançado em 1987 e produzido em 1.315 unidades, foi o automóvel escolhido por Enzo Ferrari, para a comemoração dos 40 anos da marca. É um automóvel produzido para as pistas, com o que de melhor havia na época.

Com o seu motor Tipo F120, um V8 de 2.936 cc e dois turbos IHI, desenvolvia 478 cv às 7.000 rpm e 577 Nm às 4.000 rpm, podendo atingir mais de 320 km/h. Foi o primeiro Ferrari a utilizar materiais como a fibra de carbono e Kevlar para a construção da carroçaria.

Hoje é um automóvel de culto, sendo o orgulho dos seus proprietários e admirado por muitos. Infelizmente, nem todos os exemplares tiveram a mesma sorte, e o que está neste artigo é um deles.

Este Ferrari F40, pertenceu a Uday Hussein, filho do antigo presidente do Iraque, Saddam Hussein, morto num tiroteio em 2003 e está ao abandono há vários anos, numa bomba de gasolina, no Iraque. Pensa-se que Uday adquiriu o F40 pouco tempo antes do despoletar a Guerra do Golfo.

Apesar de estar a resistir bem ao passar do tempo, certos elementos começam a ceder, como o interior, e existem várias peças não originais, como se pode ver pelas fotos temos um reservatório de água da Nissan e um volante tuning, mas nada que não se conseguisse reverter.

É realmente uma pena, uma obra de arte destas estar assim, espera-se que alguém o consiga adquirir e o salve a tempo, o que não aconteceu a outros automóveis raros da colecção de Uday, que acabaram por ser destruídos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.