Fim dos desportivos: Mitsubishi foca-se por inteiro nos SUV

14/03/2019

Modelos emblemáticos, os Lancer Evolution cravaram a sua reputação de desportivos de excelência no Mundial de Ralis, competição em que brilharam com pilotos como Tommi Makinen, dando origem a modelos de estrada que fizeram sonhar muitos amantes da condução desportiva (o último dos quais, o Evolution X).

No entanto, com o final do Lancer e com a crescente importância dos SUV das mais diversas dimensões, a Mitsubishi não voltou a abordar a temática dos seus desportivos, ainda que também nunca tenha sido explícita a anunciar o seu final.

Contudo, o responsável da Mitsubishi no Reino Unido, Robert Lindley, revelou ao site CarThrottle que a marca dos três diamantes vai passar a concentrar-se apenas nos SUV, segmento em que já dispõe de modelos como o ASX, Eclipse Cross ou Outlander.

“O foco da Mitsubishi está agora nos SUV, crossovers e veículos de tração integral, bem como tecnologia de combustível alternativa. A Mitsubishi rondou diferentes posicionamentos de segmentos, seja com veículos do estilo do Spacestar ou derivativos desportivos, como o Evo – não teve essa clareza de foco”, referiu Lindley sobre esta estratégia da marca japonesa.

Explicando a situação de um ponto de vista puramente económico, Lindley observou que, “num negócio que vende 1.2 milhões de carros em todo o mundo, num sentido global, não é um grande negócio. Se tentarem estar em todos os segmentos e seguir tendências, como a dos desportivos, dificilmente seria viável economicamente”.

Ou seja, afastando-se de motivações emocionais, a Mitsubishi concentra-se apenas na racionalidade para justificar o abandono dos modelos desportivos da sua gama.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.