O prémio World Car of the Year já divulgou os finalistas para a edição de 2024, com uma gama alargada de tipologias e de nacionalidades, incluindo também a chinesa BYD.

Prestigiado prémio automóvel global, o World Car of the Year (WCOTY) premeia os automóveis que venderam, pelo menos, dez mil unidades entre 1 de janeiro de 2023 e 30 de março de 2024 e que tenham sido vendidos em mais do que uma região do planeta. No ano passado, o vencedor foi o Hyundai IONIQ 6, distinguindo-se pelo seu formato aerodinâmico e pelo refinamento geral, mas a marca sul-coreana volta a estar bem representada na lista de finalistas ao prémio de 2024, com dois modelos.

Com efeito, a lista é composta (por ordem alfabética) por BYD Seal, Ford Bronco, Hyundai Kona/Kona Electric (comercializados em Portugal como Kauai), Hyundai Santa Fe, Kia EV9, Mazda CX-90, Subaru Crosstrek, Toyota Prius, Volkswagen ID.7 e Volvo EX30.

De forma curiosa, há uma equidade na lista de finalistas entre os automóveis com motor de combustão e os elétricos – com quatro para cada lado da ‘barricada’.

Alguns dos modelos que não chegaram ao lote de finalistas forma os Citroën C3 Aircross, Lexus LBX, Peugeot 408 ou smart #3, entre outros. A lista inicial era composta por 38 modelos de diferentes países e de diferentes segmentos.

Mas, além do prémio principal, o painel de jurados do WCOTY terá ainda de votar outras categorias suplementares, como a de Melhor Elétrico, com os finalistas eleitos a serem os BMW i5, Kia EV9, Mercedes-Benz EQE SUV, Volkswagen ID.7 e Volvo EX30, ou a de Melhor Design, galardão ao qual são candidatos Ferrari Purosangue, Ford Bronco, Toyota Prius, Volvo EX30 e Zeekr X.

Depois, o Carro de Luxo tem como finalistas o BMW Série 5/i5, o Lexus LM, o Mercedes CLE, o Mercedes E-Class e o Mercedes EQE SUV, com a marca de Estugarda a ter aqui três hipóteses de triunfo. Noutra faixa, nos Melhores Carros de Performance, é a BMW que leva vantagem numérica, com os BMW M2 e XM a serem finalistas, a par do Ferrari Purosangue, do Hyundai Ioniq 5 N e do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid.

O último prémio ainda em disputa será o de Carro Urbano, com os finalistas a serem o Abarth 500e, o BYD Dolphin, o Lexus LBX, o Suzuki Fronx e o Volvo EX30.

Os vencedores serão anunciados na abertura do Salão de Nova Iorque, a 27 de março de 2024.