Ford Ka+ vai dizer ‘adeus’ à Europa ainda este ano

13/04/2019

Transformado num modelo citadino mais versátil (nascido de um modelo de três portas bastante compacto), o Ford Ka+ poderá deixar de ser uma opção na gama europeia da marca ainda este ano.

Integrado num segmento muito competitivo, com modelos como o Renault Twingo, Dacia Sandero, smart forfour, Volkswagen up! ou Hyundai i10, o automóvel mais pequeno da gama da Ford não tem tido vida fácil no Velho Continente, com vendas que têm rondado as 50 mil unidades matriculadas tanto em 2017, como em 2018, longe dos valores apresentados por exemplo pelo Sandero (mais de 210 mil registos em 2018) ou o i10 (com mais de 80 mil em 2018), segundo dados do site Carsalesbase.

A consequência dessa pouca aceitação na Europa deverá ser, então, a descontinuação, de acordo com uma notícia do Carscoops, que obteve ainda uma confirmação por parte do gestor de Comunicação de Produto da Ford Europa, Finn Thomasen.

“A produção do Ka+ para a Europa termina em setembro e [o carro] estará disponível para os nossos clientes enquanto existirem stocks”, sendo também uma medida que ajudará a marca a atingir as metas ambientais muito rigorosas da União Europeia e que preveem penalizações financeiras para quem não cumprir.

“O Ka+ seria sujeito a penalizações de CO2 em 2020, tornando-o mesmo atrativo para os clientes num segmento muito competitivo. A decisão também está em linha com a nossa estratégia de tornar a marca mais forte e criar um negócio mais sustentável e rentável na Europa, incluindo medidas para melhorar ou descontinuar as nossas gamas de veículos menos rentáveis”, acrescentou, sendo agora quase certo que o Fiesta passará a ser o novo modelo de entrada na marca.

Na gama europeia, o Ka+ conta ainda com uma versão mais aventureira denominada Active, que também deverá ser descontinuada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.