Ford Puma Titanium X ganha fator Premium

08/09/2019

Renascido em formato SUV, o Ford Puma vai receber no Salão de Frankfurt uma nova variante mais luxuosa e conectada, a Titanium X, orientando-se mais para um lado de conforto Premium.

Entre outras particularidades, o novo Puma Titanium X é o primeiro modelo da Ford a integrar capas de bancos removíveis e laváveis, solução que ajudará os clientes a manter impecável o seu sentimento interior, além de terem novos bancos com massagem lombar, em estreia no segmento.

O volante tem efeito em couro, aplicações com efeito de madeira em torno da moldura do cluster e painel de instrumentos, bem como inserções de tecido nos interiores das portas.

Entre as restantes tecnologias de série incluem-se o carregamento sem fios para dispositivos do tipo smartphone, portão traseiro operável em modo mãos livres (em estreia no segmento) e um sistema de som B&O premium (de série) de 575 Watts e dez altifalantes.

Os dispositivos podem permanecer conectados ao sistema de infoentretenimento SYNC 3 via Bluetooth, recorrendo a carregamento sem fios, permitindo aos condutores do Puma controlar os sistemas de áudio, navegação e smartphones conectados, usando simples comandos de voz. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sem custos adicionais. Outras características adicionais de conforto e conveniência de série são o Controlo Automático e Eletrónico da Temperatura de dupla zona, limpa pára-brisas com sensores de chuva e sensores traseiros do estacionamento.

O Puma Titanium X também se destaca por detalhes exteriores e interiores ou acabamentos exclusivos, como as jantes de 18 polegadas ‘Pearl Grey’, acabamentos na dianteira em preto de elevado brilho e detalhes cromados na grelha em favo de mel do derivativo Titanium X. O mesmo tratamento é dado às saias laterais, enquanto atrás, o elemento traseiro do difusor e a proteção caracterizam-se por detalhes em cinza metalizado.

Tecnologia mild-hybrid

O Puma será o primeiro modelo da marca a receber a arquitetura mild-hybrid (EcoBoost Hybrid) da Ford, adaptada para aumentar a eficiência combustível do 1.0 EcoBoost a gasolina.

Conta com um sistema de arranque /gerador (BISG) integrado e acionado por correia, de 11.5 kW, que permite a recuperação e o armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e subidas, carregando um pack de baterias de 48 volts de iões de lítio, refrigerado a ar.

O sistema BISG actua também como motor, integrando-se com o pequeno bloco de três cilindros, de baixa fricção, usando a energia armazenada no fornecimento de binário em normais momentos de condução e aceleração, assim como na alimentação dos auxiliares elétricos do veículo.

Proposto nas variantes de 125 e 155 CV, o sistema mild-hybrid pode utilizar a carga da bateria armazenada para garantir um determinado volume de binário, reduzindo as exigências ao motor a gasolina, numa melhoria da eficiência de consumos até 9%, com base numa análise WLTP; ou como suplemento de binário, aumentando o binário total disponível a partir do motor, para uma performance otimizadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.