A Ford Trucks revelou no Salão de Veículos Comerciais de Hannover o seu primeiro camião 100% elétrico com vista à descarbonização do setor dos transportes pesados de mercadorias.

Com mais de 50 anos de experiência no fabrico de veículos pesados, a Ford Trucks apresentou o seu movimento de transformação Geração F, que inclui um roteiro de soluções de transporte isentas em emissões, com especificações e características novas que vão assegurar que a empresa mantenha a sua posição na produção, conceção e desenvolvimento de produtos.

Recorrendo ao F-Max, a Ford Trucks demonstra os seus mais recentes avanços no caminho para alcançar o transporte de mercadorias com emissões zero, interligados e autónomos. Recorde-se que a Ford Trucks é uma das companhias empenhadas no cumprimento dos objetivos anunciados pela Declaração de Transição para o Transporte de Mercadorias com Emissões Zero da ACEA: vender apenas veículos comerciais pesados com emissões zero até 2040.

Este camião elétrico da Ford tem uma capacidade de carga entre 18 e 26 toneladas, prometendo manobrabilidade melhorada e muitos benefícios em termos de custos de operação e de manutenção, graças à ausência de uma grande parte de componentes mecânicos de desgaste e de substituição. A Ford Trucks aponta mesmo que os custos de manutenção deverão decrescer em dois terços devido a menores necessidades neste capítulo.

Serhan Turfan, vice-presidente da Ford Trucks, espera que o movimento Geração F permita que 50% das vendas de Ford Trucks na Europa sejam de veículos com emissões zero já em 2030. “De acordo com o Green Deal da UE e os objetivos de sustentabilidade global da Ford, estamos a dar um grande passo em direção ao nosso objetivo de atingir as zero emissões até 2040, expandindo para os mercados europeus com os nossos veículos pesados elétricos. A curto prazo, o nosso propósito é atingir 50% das vendas europeias como veículos com emissões zero até 2030”.

Segundo o responsável, “um dos nossos grandes propósitos é ajudar a reduzir os custos operacionais e as emissões de carbono nos transportes rodoviários ao mesmo tempo que aumentamos a produtividade da frota”. “Reforçar a posição na Europa é a nossa principal prioridade”, salienta o responsável que perspetiva que a marca Ford Trucks alcance 50 países europeus em 2024.

Na IAA Transportation 2022, a equipa da Ford Trucks deu ainda a conhecer as novas tecnologias que desenvolveu para a condução interligada e autónoma, nas quais se incluem características como o ‘cruise control’ por GPS e o sistema multimédia, facilitando a vida aos condutores e gestores de frotas, com o intuito de manter os veículos na estrada e atingir 100% de tempo de utilização.

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