Observando o crescimento de uma tendência de conversões de antigos automóveis de combustão para elétricos, a Ford anunciou que irá apresentar no Salão de Peças e Componentes para Transformação (SEMA) um novo conjunto de motor elétrico destinado a projetos de conversão direta para os clientes que pretendam efetuar uma transformação desse género.

Embora a grande maioria dos projetos de conversão sejam atualmente executados por companhias especializadas independentes às marcas automóveis, começam a surgir também apostas nesse sentido por parte dos construtores, como é o caso da Volkswagen, que revelou recentemente um conjunto de transformação para as ‘Pão de Forma’ (em parceria com outra entidade).

Agora, é a vez de a Ford anunciar o seu primeiro passo neste campo, revelando num evento nos EUA que irá disponibilizar em breve um conjunto de motor elétrico, denominado ‘Eluminator’, com o site Carscoops a referir que este motor elétrico de substituição terá 210 kW (285 CV) de potência e 431 Nm de binário máximo.

Através da rede social Twitter, a marca americana apresentou ainda as dimensões deste seu motor elétrico, deixando ver que mede 570 mm de comprimento, ou seja, uma dimensão bem menor do que muitos dos motores V8 a que se destina este bloco de substituição. Outra dúvida passa pelo fornecimento e instalação da bateria elétrica, esperando-se que mais dados sejam revelados no SEMA, bem como o preço deste ‘kit’ de conversão.