Com o seu futuro garantido pelo estabelecimento de uma ‘joint venture’ entre a Daimler e a chinesa Geely, a smart terá em vista uma expansão da sua gama, sendo quase garantida a sua entrada num segmento de sucesso, o dos SUV de segmento B.

Estabelecida no final do ano, a smart Automobiles Co. Ltd. ficará encarregue de desenvolver, produzir e vender o novo carro da smart de nova geração, sendo ainda os detalhes pouco falados. Porém, aquando da revelação do facelift do modelo atual, agora apenas entregue à tecnologia elétrica EQ, o diretor de operações da marca, Daniel Lescow, levantou um pouco do véu, deixando escapar que esse novo modelo terá dimensões ligeiramente maiores do que os atuais e que dará origem a uma gama mais ampla.

“Esse novo carro deverá chegar ao mercado, muito provavelmente, em 2022. Será um de muitos. Sempre dissemos que não era só um carro, mas mais do que um. Esse carro chegará em 2022 e será ligeiramente maior do que os que temos hoje. Será um carro de segmento B, para o qual existem diferentes definições, mas será maior, mas ainda assim um smart, ou seja, compacto. Isso significa que não será um substituto direto destes smart [os atuais EQ fortwo e forfour]”, não detalhando a tipologia do modelo, mas indiciando que será um carro ao gosto dos chineses e dos europeus.

Atendendo ao crescimento do segmento SUV de pequenas dimensões, esse futuro smart poderá encaixar perfeitamente nesse mercado, procurando assim tirar o seu quinhão de sucesso em virtude da procura por este tipo de automóveis.

Aliás, aquele responsável da marca confessou que “o novo carro será um conceito técnico completamente diferente”, sendo ainda revelado que esse novo projeto estará à venda ao lado da atual gama. Os futuros smart serão produzidos na China e exportados para todo o mundo, mantendo, ainda assim, uma identidade estética com os smart até aqui conhecidos.