Embora seja apontada como uma tecnologia revolucionária, a condução autónoma já foi abordada em meados da década de 1950. O Golden Sahara II, que entretanto foi profundamente restaurado em parceria pela Goodyear e pela Klairmont Kollections, foi um dos primeiros protótipos para esses avanços tecnológicos e está agora exposto no Salão de Genebra.

Desenvolvido por Jim Street e pelo lendário designer de automóveis personalizados, George Barris, o Golden Sahara II foi uma plataforma para testar novos sistemas eletrónicos. Contava com um sistema de controlo com uma alavanca de controlo inspirada na aviação, para a aceleração, a travagem e a direção, e um sistema de travagem automática que utilizava sensores para detetar potenciais objetos na trajetória do automóvel. É, por isso, um dos primeiros protótipos de veículos autónomos da história.

Outra característica interessante foi o desenvolvimento, por parte da Goodyear, de um conjunto de pneus de Neothane, uma forma translúcida de borracha sintética, que continham iluminação interna para assim poderem brilhar. Tal fez parte de uma investigação mais alargada realizada pela marca americana de pneus relativa à viabilidade de desenvolver pneus que pudessem ajudar a melhorar a visibilidade em condições climatéricas adversas, ou estar ligados ao veículo para que se acendessem quando o condutor pisasse os travões.

No seu apogeu, o Golden Sahara II percorreu os Estados Unidos da América (EUA) e apareceu tanto na televisão como em filmes. Esteve, depois, guardado numa garagem durante quase 50 anos, até que a Klairmont Kollections comprou o veículo à Mecum Auctions, em maio de 2018. Depois, foi restaurado com o auxílio da Speakeasy Customs and Classics, em Chicago, e é agora apresentado em Genebra com quatro pneus translúcidos que a Goodyear voltou a fabricar.

“O Golden Sahara II é um veículo único e parte da história do automobilismo americano”, afirmou Larry Klairmont, fundador e proprietário do Klairmont Kollections, um museu de 300 veículos clássicos e feitos sob medida, situado em Chicago, Illinois. “A minha equipa e eu estamos orgulhosos por nos termos associado à Goodyear para que este emblemático veículo regresse à vida no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019”, completou.

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