Após uma longa espera por parte dos aficionados da condução virtual, o jogo Gran Turismo 7 recebeu uma data de lançamento oficial, esperando-se a sua chegada às consolas no dia 22 de março de 2022. O mais recente episódio do simulador de condução estará disponível para as consolas Playstation 4 e Playstation 5 da Sony.

Cerca de 25 anos após o lançamento do primeiro Gran Turismo, o GT7 foi criado com o objetivo de servir de veículo para os últimos 150 anos da cultura automóvel e dos desportos motorizados, com a Polyphony Digital, estúdio que tem estado empenhado na produção de cada uma das entregas da saga, a prometer extensos melhoramentos em todas as áreas, incluindo nos sistemas e nos conteúdos.

O mais relevante será o visual, sobretudo na Playstation 5, com gráficos realistas a diluírem cada vez mais a fronteira entre o digital e o real. Através das mais recentes tecnologias de captação de imagem e sons dos automóveis, o jogo promete uma recriação fiel de cada automóvel, agora não apenas daqueles com motor de combustão, mas também dos elétricos.

O clássico “Modo GT” regressa na forma do “Modo de Campanha”. Os jogadores vão regressar às raízes da experiência Gran Turismo e arrancar a partir do mapa do Mundo GT. Outros modos, como o de fotografia, voltam também a estar disponíveis, permitindo aos entusiastas efetuarem sessões fotográficas digitais. No modo “Scapes” os jogadores podem fotografar os seus carros de forma livre em mais de 2500 locais divididos por 43 países, com uma qualidade fotorrealista graças à tecnologia HDR e ‘ray tracing’, com efeitos profissionais e até imagens panorâmicas.

A coleção no centro de tudo

Mais do que nunca, o jogo foi criado em torno do conceito da “Coleção de Carros” e existe agora um novo local chamado “GT Café” que orientará os jogadores no início do jogo, ajudando-os nas suas primeiras coleções. Os jogadores poderão adquirir e completar as suas coleções de veículos com importância cultural na forma de recompensas das corridas ou comprá-los através do Brand Central e do Concessionário de Carros Usados.

Quanto às marcas disponíveis, embora sem uma lista oficial, sabe-se pelo mais recente trailer que estarão presentes Porsche, Ferrari, Nissan, Honda, Audi, Lamborghini, Mazda, Mercedes-Benz, Mitusbishi, Toyota, Aston Martin, Alfa Romeo, entre outras.

A personalização voltará a ser outras das funcionalidades deste jogo, tanto do automóvel (suspensão, pneus, motor, etc), como de grafismos. Neste sentudo, o “Editor de Designs”, onde é possível modificar e editar as cores e elementos decorativos de cada carro de forma livre, também evoluiu no GT7. A interface foi aperfeiçoada de forma a melhorar a utilidade e acessibilidade desta ferramenta.

Circuitos lendários

Circuitos históricos como o Trial Mountain e o High-Speed Ring, verdadeiros marcos da série, estão de regresso. Para além dos traçados destas pistas terem sido atualizados de acordo com as especificações modernas, as pistas também são muito mais detalhadas graças ao poder da PS5. Outros circuitos reais estarão também presentes, como os da Catalunha, Spa-Francorchamps, Le Mans, Tsukuba, Suzuka, Laguna Seca ou Nürburgring.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.