As marcas SEAT e CUPRA vão passar a estar sob alçada do Grupo SIVA em Portugal. Até aqui atuando de forma isolada em território nacional, as marcas SEAT e CUPRA juntam-se às demais marcas do Grupo Volkswagen (com exceção da Porsche) representadas em Portugal pela SIVA, subsidiária da Porsche Holding Salzburg desde 2019.

A mudança irá ocorrer já a partir de janeiro de 2021, reforçando-se a posição do Grupo Volkswagen em Portugal, do qual a SIVA tem a responsabilidade de importação das marcas automóeveis Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, Skoda, Bentley e Lamborghini.

Tal como noutros mercados internacionais, a união destas marcas do Grupo destina-se a melhorar as sinergias entre estruturas, nas Vendas, Após-Venda e serviços partilhados.

A SEAT Portugal explica, em comunicado, que será mantida “a sua estratégia de marca jovem e dinâmica para os que têm uma atitude positiva e confiante na vida”, enquanto a “aposta na CUPRA terá como alvo clientes exigentes e sofisticados, para quem o automóvel é um objeto de culto”, pelo que não se perspetivam mudanças de posicionamento para aquelas duas marcas em Portugal.

“Esta reorganização ocorre no momento certo, em que estamos a apostar na criação e fortalecimento da marca CUPRA, mantendo todo o sucesso até agora obtido, com a SEAT, cuja quota de mercado é referência na Europa”, refere David Gendry, Diretor Geral da SEAT e da CUPRA em Portugal.

Para Rodolfo Florit, administrador da SIVA, “esta decisão dá-nos a possibilidade de fortalecer a presença das diferentes marcas, reforçando a organização e estrutura do Grupo Volkswagen em Portugal, representado pela Porsche Holding Salzburg (PHS)”.

De acordo com fonte do Grupo SIVA, trata-se de um momento de consolidação decidido a nível europeu, pelo que acaba por ser apenas o cumprimento dessa disposição da ‘casa mãe’, sem que, no entanto, exista por enquanto uma mudança significativa no terreno. Aliás, manter-se-á a atual rede de concessionários SEAT e CUPRA, relegando-se para um momento posterior qualquer eventual alteração na comunicação ou marketing.