A Toyota voltou a ser a construtora número um do mundo em termos de vendas, conseguindo este feito pelo seu quarto ano consecutivo. A marca japonesa continua a liderar face ao Grupo Volkswagen, que continua a ser o segundo mais vendido do mundo, no conjunto de todas as suas marcas.

Ao divulgar os seus resultados comerciais, a Toyota (incluindo as marcas Daihatsu e Hino) anunciou um total de 11.2 milhões de automóveis vendidos a nível global, crescendo 7,2% face ao ano anterior. Mais concretamente, o Grupo Toyota vendeu um total de 11.233.039 unidades em 2023, com a maior fatia a pertencer à Toyota e Lexus, com estas duas a representarem 10.307.395 unidades. Depois, aparecem as marcas Hino, com 135.203 unidades, e Daihatsu, com 70.441 exemplares vendidos.

Porém, são também destas duas últimas as mais recentes causas de preocupação para o gigante construtor japonês, devido a ilegalidades nos processos de homologação detetados recentemente e que afetaram, sobretudo, o mercado japonês.

Há uma semana, alguns veículos da Daihatsu viram o seu certificado de homologação emitido pelo Japão ser anulado devido a uma disparidade entre as versões submetidas para homologação e as de produção em série no que diz respeito aos sistemas de airbag, mas ao longo dos dois últimos dias também surgiram mais informações de outro escândalo para a marca japonesa, nomeadamente com irregularidades de certificação associadas aos motores Diesel produzidos pela Toyota Industries Corporation para as diferentes marcas do grupo.

Este facto obrigou a parar as vendas de dez modelos à escala global, incluindo os Land Cruiser ou a Hiace. “Durante os ensaios de certificação, o desempenho em termos de potência dos motores foi medido utilizando Unidades de Controlo Eletrónico (ECU) com software diferente do utilizado na produção em série, de modo a que os resultados pudessem ser medidos para que os valores parecessem mais suaves e com menos variações”, afirmou a marca em comunicado, pedindo desculpa e anunciando que está a trabalhar na reparação da situação com nova certificação.

No entanto, polémicas à parte, os resultados de 2023 permanecem inalterados, com a Toyota a manter a liderança como a marca com maior número de vendas, batendo o Grupo Volkswagen, que congrega marcas como a Volkswagen, Audi, Skoda, SEAT, CUPRA ou Porsche, entre outras, que apresentou um total de 9,24 milhões de automóveis vendidos globalmente, representando um aumento de 12% face a 2022.