Na já usual ‘guerra’ das marcas premium, geralmente dominada pelos três grandes construtores alemães, foi a BMW quem liderou as vendas globais, com mais de 2.2 milhões de unidades vendidas, batendo a Mercedes-Benz e a Audi, com esta última a ser aquela que se destacou na Europa.

A ‘coroa’ da marca premium mais vendida é disputada todos os anos pelas três grandes marcas alemãs, com a BMW a ser a ‘vencedora’ em termos globais, com 2.253.835 automóveis da marca germânica a serem entregues globalmente, representando dessa forma um incremento de 7,3% face a 2022.

No total do Grupo BMW, incluindo a MINI e a Rolls-Royce, foi atingido um valor total de 2.555.341 automóveis entregues globalmente, crescendo 6,5%. Deste leque, nota para as 330.596 unidades 100% elétricas entregues globalmente, um aumento de 92,2%. A MINI vendeu globalmente 295.474 unidades.

Em segundo lugar ficou a Mercedes-Benz, que apontou problemas com a disponibilidade e fornecimento de componentes, para um total de 2.043.800 veículos de passageiros vendidos, sublinhando as prestações comerciais das gamas Mercedes-Maybach (+19%), Classe G (+11%) e Mercedes-AMG (+4%). No total do grupo, se se contar com a smart e Mercedes-Benz Vans, a companhia apresenta um valor de 2.491.600 unidades registadas (+1,5%).

No degrau mais baixo do pódio ficou a Audi, marca do Grupo Volkswagen, que entregou 1.895.240 unidades globalmente em 2023, aumentando 17,4% no volume de entregas face ao ano precedente. Nota para os mais de 178.000 veículos 100% elétricos entregues, que representa um aumento de 51% em comparação com 2022. Por outro lado, a Audi Sport entregou cerca de 48.000 veículos desportivos em todo o mundo, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Tesla no encalço, mas…

Apesar de haver ainda um debate se a Tesla é uma marca premium ou não, vale a pena assumi-la como tal, com a companhia de Elon Musk a ficar com a quarta posição nas vendas a nível global, tendo entregue 1.81 milhões de unidades, ou seja, pouco atrás da Audi, com um aumento de 38% face ao ano precedente.

Porém, os números da Tesla definitivos só serão revelados na conferência de investidores, no dia 24 de janeiro, pelo que o número revelado como primeiro indicador inclui modelos como o Semi, que é um pesado de mercadorias e que desvirtua a comparação direta com marcas como a BMW ou com a Audi, que não contam com propostas do género (a Mercedes-Benz tem uma divisão de Pesados que também é contabilizada à parte).

Quanto a outros concorrentes premium, nota ainda para a Volvo, que registou um total de 708.716 unidades comercializadas a nível global, num aumento de 15% em relação ao ano anterior. Do valor total, 113.419 unidades foram 100% elétricos vendidos em 2023, um aumento de 70% em relação a 2022.

Audi com liderança na Europa (até ver)

No mercado europeu, a Audi deverá assumir a primeira posição, com a companhia dos quatro anéis a contar com 747.619 unidades entregues ao longo de 2023, num crescimento de 19,7% face a 2023. Os veículos totalmente elétricos registaram o maior crescimento (+30%), com o Q4 e-tron a liderar o percurso (+68%).

No entanto, esta hierarquia carece de alguma precisão, já que a BMW divulgou apenas os seus dados na Europa agregados aos da MINI, o que resulta num total de 942.805 de janeiro a dezembro de 2023. Apenas mais adiante deverão ser revelados os dados por marca e por mercado de forma separada.

Todavia, recorrendo a dados do mês de novembro da Associação Europeia de Construtores (ACEA), a BMW tinha em novembro 651.573 veículos entregues na Europa (UE+Reino Unido+EFTA), pelo que teria de entregar pouco mais de 96.000 automóveis em dezembro para superar a Audi, o que é tarefa difícil atendendo a tratar-se de um mês com menos dias úteis.

Do que não restam dúvidas é de que a Mercedes-Benz ficou com o terceiro lugar na Europa, fruto de um registo de 659.400 unidades entregues.