Honda Civic Type R real contra versão virtual: Duelo em pista

01/04/2018

Num frente-a-frente curioso, a Honda colocou em disputa dois Civic Type R. Até aqui, nada de especial, não fosse um deles ser virtual. Ou seja, a marca colocou um piloto virtual do jogo Forza Motorsport 7 contra o piloto de competição ‘real’ Graham Rahal, que compete na Indycar, batalhando entre si no circuito de Road Atlanta, nos Estados Unidos da América.

A experiência obrigou algumas mudanças no Civic Type R real, uma vez que um dispositivo de realidade virtual instalado no carro de Rahal projetava no para-brisas uma imagem tridimensional do carro pilotado de forma virtual por Peter Jeakins, que assume a sua vasta experiência a jogar Forza “ao longo de cinco a sete anos”.

“Nos simuladores não há medo. Na vida real, existe. Para mim, não há nada como a condução real”, Graham Rahal

Rahal assumiu o desafio: “Vou levar o novo Civic Type R pela pista de Road Atlanta e temos um para-brisas de realidade virtual que me vai permitir ver uma imagem fantasma da volta feita no [jogo] Forza. Isto nunca foi feito antes, pelo que vou dar o meu máximo”, referiu o piloto de Indycar.

Para quem não sabe, a imagem ‘fantasma’ é uma representação virtual e transparente que nos jogos de vídeo surge, por exemplo, nos modos de ‘time trial’ e que serve como indicação da volta mais rápida conseguida pelo jogador anteriormente. Ou seja, é um barómetro pelo qual pode verificar o seu desempenho em tempo real, volta a volta.

Contudo, Graham Rahal reconhece aquela que é a maior das diferenças entre o mundo dos videojogos e a realidade e que muito dificilmente um videojogo consegue igualar: “Nos simuladores não há medo. Na vida real, existe. Para mim, não há nada como a condução real”.

Quem ganha? O vídeo revela.
a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.