A Honda, através da sua divisão de luxo americana, a Acura, relançou a cor amarela para o NSX de nova geração, recuperando uma tradição que se iniciou com o primeiro modelo da marca.
A cor amarela será lançada agora com o facelift daquele modelo desportivo, com a denominação Indy Yellow Pearl, ou seja, um amarelo de tonalidade pérola. Esta cor presta homenagem à Spa Yellow, uma das duas tonalidades de amarelo oferecidas na primeira geração do NSX, juntando-se ao Berlina Black como as cores tradicionais para este desportivo na sua versão de 2020.
A Spa Yellow foi aplicada em cerca de 20% de todos os NSX produzidos entre 1997 e 2003, sendo substituída nos dois últimos anos de produção (2004 e 2005) por um amarelo Rio Yellow.
Ao contrário do primeiro NSX, esta segunda geração recorre a uma motorização híbrida SH-AWD (Super Handling-All Wheel Drive), combinando uma unidade V6 bi-turbo de 3.5 litros com três motores elétricos em associação a uma caixa automática de dupla embraiagem de nove velocidades.
Raízes portuguesas
No entanto, poucos saberão que o primeiro NSX amarelo nasceu por obstinação de um português apaixonado por carros desportivos. António Ferreira apaixonou-se pelo modelo nipónico pouco depois do lançamento deste, preferindo o Honda a um ambicionado Ferrari 348. Contudo, a sua intenção viria a esbarrar na impossibilidade de a Honda fornecer um NSX amarelo para o mercado europeia.
Foi assim, com uma ‘ameaça’ incluída de que deixaria de comprar o Honda em troca pelo Ferrari, que António Ferreira viu nascer o NSX amarelo que foi o primeiro da sua espécie e com o qual ainda hoje deslumbrou pelas estradas nacionais. A marca viria assim a descobrir outros interessados naquela mesma cor e rapidamente, conforme foi referido anteriormente, se tornou numa das cores preferidas dos compradores do NSX.
Assim, embora a Honda não o reconheça, a sua cor amarela para o NSX acaba por ter raízes lusas. A importância desta unidade ainda hoje é reconhecida, como se comprovou no recente evento de lançamento do novo NSX que teve lugar no Autódromo do Estoril, no qual o NSX de António Ferreira também esteve presente.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.