Com mais de 60 mil unidades vendidas desde a sua chegada ao mercado, o IONIQ tem-se revelado um sucesso e um dos pilares na estratégia de mobilidade da marca sul-coreana, juntando-se nessa faceta ao igualmente inovador NEXO alimentado a hidrogénio.
Uma das novidades do IONIQ é a conectividade melhorada através do sistema Blue Link, além de dispor ainda de sistemas de segurança SmartSense e de novos apontamentos estéticos no exterior e no interior. Na vertente técnica, o IONIQ Electric conta com uma bateria de capacidade reforçada, atingindo agora os 38.3 kWh (anteriormente, era de 28 kWh), o que lhe permite chegar aos 293 quilómetros de autonomia esperada em ciclo WLTP.
O motor elétrico debita um total de 136 CV de potência e 295 Nm de binário, dispondo de um carregador interno de 7.2 kW, aqui também com uma melhoria face aos 6.6 kW do modelo anterior. Apto para carregamento em postos rápidos de 100 kW, a bateria pode chegar aos 80% da sua carga em cerca de 54 minutos.
Quanto aos IONIQ Hybrid e IONIQ Plug-in, ambos contam com o motor 1.6 GDI de injeção direta com uma potência máxima de 105 CV e 147 Nm de binário. No caso do híbrido simples, o motor de combustão interna está associado a um motor elétrico de íman permanente de 32 kW (45 CV) e um binário máximo de 170 Nm. O motor é alimentado por uma bateria de polímeros de iões de lítio de 1.56 kWh situada sob os bancos traseiros. Já a versão Plug-in beneficia de um motor elétrico com 44.5 kW (60.5 CV) com o binário máximo de 170 Nm, alimentado por uma bateria de polímeros de iões de lítio de 8.9 kWh.
A potência combinada em ambos é de 141 CV e o binário é de 265 Nm, sendo que a diferença está depois na capacidade com que cada um consegue percorrer distâncias sem emissões. O Hybrid pode operar em modo elétrico em velocidades até aos 120 km/h mas por curtos espaços de tempo, enquanto o Plug-in pode contar com 51 quilómetros de autonomia sem emissões (valor esperado).Em termos de conectividade, o novo IONIQ oferece agora uma telemática melhorada, permitindo novos controlos remotos, como abertura ou trancamento ou acionamento do ar condicionado por intermédio de uma aplicação. Esta tecnologia também permite que os proprietários possam verificar o estado da bateria em qualquer momento, além de permitir programar os períodos de carga.
Recebe ainda serviços melhorados Live, que incluem navegação por satélite com cinco anos de subscrição para a navegação, conferindo diversos níveis de informação, como o tráfego, meteorologia ou localização de controlos de velocidade (onde permitido).
O sistema de infoentretenimento apresenta um ecrã de 10.25” com funcionalidade de reconhecimento de voz (em seis línguas), com o Blue Link. O Android Auto e o Apple CarPlay também poderão ser implementados, havendo ainda uma opção avançada de emparelhamento de dois dispositivos Bluetooth em simultâneo (Multi-Bluetooth).
Ainda no interior, o IONIQ apresenta nova imagem, com novos revestimentos nos bancos (existem agora quatro opções de couro: Preto, Cinzento bi-tom, Vermelho (exclusivo para os híbridos e Plug-in) e Electric Shadow (exlusivo para o Elétrico). O painel de controlo do sistema de climatização foi também redesenhado, com novo acabamento brilhante e botões táteis. O painel de instrumentos LCD de 7 polegadas do IONIQ Electric (também disponível nos modelos Hybrid e Plug-in Hybrid nos níveis de equipamento mais ricos) foi melhorado com iluminação diferente consoante os modos de condução selecionados.
Motor (IONIQ Hybrid e IONIQ Plug-in) | |
Tipo | KAPPA 1.6 ATKINSON GDI |
Capacidade | 1,580 cc |
Potência | 105 CV-5.700 rpm |
Binário | 147 Nm-4.000 rpm |
Motor elétrico (IONIQ Hybrid) | |
Tipo | Motor síncrono de íman permanente |
Potência máxima (kW/CV) | 32 kW / 43.5 CV |
Binário máximo (Nm) | 170 Nm |
Bateria (IONIQ Hybrid) | |
Tipo | Polímeros de iões de lítio |
Capacidade (kWh) | 1.56 kWh |
Potência (kW) | 42 kW |
Voltagem (V) | 240 V |
Motor elétrico (IONIQ Plug-in) | |
Tipo | Motor síncrono de íman permanente |
Potência máxima (kW/CV) | 44.5 kW/60.5 CV |
Binário máximo (Nm) | 170 Nm |
Bateria (IONIQ Plug-in) | |
Tipo | Polímeros de iões de lítio |
Capacidade (kWh) | 8.9 kWh |
Potência (kW) | 59 kW |
Voltagem (V) | 360 V |
Carregador interno (IONIQ Plug-in) | |
Capacidade máxima (kW) | 3.3 |
Potência conjunta (Hybrid & Plug-In) | |
Potência máxima (kW / CV) | 104 kW / 141 CV |
Binário máximo (Nm) | 265 Nm |
Motor elétrico (IONIQ Electric) | |
Type | Motor síncrono de íman permanente |
Potência máxima | 136 CV |
Binário máximo | 295 Nm |
Autonomia (estimada) | 292 km |
Bateria (IONIQ Electric) | |
Tipo | Polímeros de iões de lítio |
Capacidade (kWh) | 38.3 kWh |
Potência (kW) | 113 |
Voltagem (V) | 319.4 |
Carregador interno | |
Capacidade (kW) | 7.2 |
Tempo de carregamento | |
Velocidade de carregamento / Standard | Aprox. 6 hrs 5 mins |
Velocidade de carregamento / Rápida | 50 kW: Aprox 57 min
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