A Hyundai vai apresentar a sua aposta no hidrogénio como fator primordial para a mobilidade do futuro, além de novos automóveis alimentados a pilha de combustível.

Num fórum global virtual a que deu o nome ‘Hydrogen Wave’, o grupo Hyundai (que inclui também a Kia) irá levantar o véu sobre uma nova geração de produtos e tecnologias com base no hidrogénio. Investigar e explorar o futuro de uma sociedade a hidrogénio é o conceito do fórum, que está aberto a participação da indústria, meios de comunicação e público geral.

O grupo sul-coreano irá apresentar a sua visão futura para uma sociedade a hidrogénio ao revelar os seus planos e estratégias de negócios para uma nova tecnologia de mobilidade a hidrogénio, sistemas fuel cell de nova geração e aplicações do hidrogénio para além do setor automóvel, esperando-se que apresente um novo desportivo e um novo veículo de transporte de mercadorias.

O hidrogénio é visto como uma alternativa aos automóveis 100% elétricos, sobretudo em termos de carregamento, na medida em que os automóveis com sistema de pilha de combustível são igualmente elétricos, mas alimentados por hidrogénio. Porém, nem todas as marcas partilham da mesma ideia, como é o caso do Grupo Volkswagen, que não tem grande crença na viabilidade do hidrogénio como solução para os automóveis de passageiros.

Já a Hyundai tem posição diametralmente oposta (a par de outras, como a Honda, BMW ou Toyota, que o defendem), tendo no mercado o Nexo como primeiro automóvel a hidrogénio.