Ineos Automotive confirma fábrica de novo 4×4 em Portugal

18/09/2019

A Ineos Automotive, divisão do grupo industrial de químicos Ineos, confirmou que Portugal fará parte do esforço de produção de um novo jipe todo-o-terreno que será denominado Grenadier. A fábrica principal será situada no País de Gales, em Bridgend, mas irá estabelecer na zona de Estarreja uma outra infraestrutura que dará origem à carroçaria e chassis.

Nascida da visão do milionário Jim Ratcliffe, CEO desta companhia, a Ineos Automotive pretende produzir uma reinterpretação moderna de um jipe 4×4 como o Land Rover Defender, embora em nada esteja relacionado com esse modelo icónico da indústria automóvel, entretanto renascido na marca britânica com um conceito mais moderno.

Ao longo dos últimos meses, a empresa tinha vindo a avaliar potenciais localizações para a sua fábrica, com o País de Gales a assumir a dianteira na preferência, embora se soubesse também de negociações para estabelecer uma unidade fabril em Estarreja. Agora, a marca clarificou a sua ordem de produção, determinando a fábrica de Bridgend como local de produção e montagem deste novo jipe, cuja denominação será Grenadier, em homenagem do bar onde a ideia de Ratcliffe teve origem (apesar de ter sido sujeito a votos pelos adeptos e seguidores da marca nas redes sociais, com mais de 6000 interações).

Segundo a Ineos, este será um forte investimento na malha industrial britânica, criando até 500 postos de trabalho como parte do investimento de 600 milhões de libras (677 milhões de euros) para a produção deste modelo, previsto para chegar ao mercado em 2021.

Essa infraestrutura será acompanhada por uma menor, situada em Estarreja, para a produção de carroçarias e do chassis, trabalhando em conjunção com a cadeia de fornecedores europeus da Ineos. Contactada pelo Motor24, fonte oficial da Ineos Automotive não prestou mais detalhes, limitando-se a remeter para o comunicado da marca.

“Procurámos por muito tempo e de forma detalhada para possíveis locais de produção do Grenadier em todo o mundo com diversas boas opções por onde escolher. A decisão de construí-lo no Reino Unido exprime confiança na produção britânica, que sempre esteve no coração daquilo que a Ineos representa”, afirma Jim Ratcliffe, CEO da Ineos.

Recorde-se que a marca irá trabalhar em proximidade com a BMW, que já confirmou o fornecimento de elementos motrizes para o novo jipe Grenadier.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.