A INEOS Automotive está em negociações avançadas para adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Hambach, França, com vista à produção naquele local do seu jipe todo-o-terreno Grenadier, que inicialmente chegou a ter planeada uma fábrica de produção de componentes em Estarreja.

A marca alemã já havia anunciado a intenção de encerrar ou vender a sua fábrica gaulesa, onde se produzem atualmente os modelos da smart, mas com a previsão de transferência de produção da marca para a China ao abrigo do acordo com a Geely, aquela que é conhecida como ‘Smartville’ ficaria sem utilidade.

Porém, a solução poderá estar na venda a um outro fabricante, neste caso à INEOS Automotive, que tem prevista a produção de um novo todo-o-terreno 4×4 no final de 2021, o Grenadier, e que se viu obrigada a repensar a sua estratégia de produção devido à pandemia de Covid-19. Uma das decisões da marca passou pela suspensão do investimento de mais de 300 milhões de euros em Estarreja, onde seriam produzidos componentes para o Grenadier.

“A INEOS Automotive pode confirmar, à luz da pandemia da Covid-19 e dos atrasos daí resultantes, que está a rever a sua estratégia de produção para o novo Grenadier”, começa por dizer fonte da empresa, consultada pelo Motor24, acrescentando que “entrámos em negociações detalhadas com a Mercedes-Benz para a aquisição da fábrica de Hambach, que apenas se tornou uma opção séria nos últimos dias”.

De resto, confirmando aquilo que se tornou público no passado fim de semana, a INEOS Automotive mantém que a suspensão dos trabalhos em Gales e Portugal, onde seriam construídas duas fábricas para a produção do Grenadier, foi decidida na sequência da pandemia de Covid-19 e dos impactos financeiros daí resultantes para a marca e para a própria indústria automóvel.