Na batalha judicial pelos direitos de imagem do Defender, a INEOS Automotive arrecadou um parecer importante a favor do seu jipe Grenadier, cujas semelhanças estéticas com o anterior modelo da Land Rover são evidentes.

Desde que a INEOS Automotive decidiu produzir um sucessor espiritual para o Defender de anterior geração, que havia sido descontinuado pela Jaguar Land Rover em 2016, que as duas companhias entraram em litígio pelo desenho do icónico jipe britânico, com a Land Rover a pretender que o tribunal reconhecesse os direitos e especificidade do seu jipe para que outras marcas ficassem impedidas de produzir veículos de linhas idênticas.

Porém, um tribunal de Londres decidiu na passada segunda-feira, rejeitar um apelo da Jaguar Land Rover, com base na avaliação do Gabinete de Propriedade Intelectual do Reino Unido, que entendeu que as formas do Defender original, as quais a JLR pretendia ver protegidas, não são suficientemente únicas para merecerem direitos sobre as mesmas, pelo menos, ao olho ‘comum’, segundo cita o site Bloomberg.

A decisão deixa, naturalmente, a Jaguar Land Rover desapontada, enquanto a INEOS Automotive pode assim prosseguir com os planos de lançamento do Grenadier, fruto da mente de Jim Ratcliffe. O modelo 4×4 da recém-criada marca britânica irá recorrer a um design clássico e terá o auxílio da conceituada empresa austríaca Magna Steyr na produção. Os motores serão de origem BMW, nomeadamente os Diesel de seis cilindros em linha.

Recorde-se que o Grenadier deveria ter uma fábrica de produção de componentes em Estarreja, Portugal, a que se juntaria uma fábrica principal no País de Gales, mas o surgimento da pandemia de Covid-19 obrigou a empresa a repensar os seus planos, cancelando esses dois investimentos e procurando, ao invés, adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Hambach, França, onde eram produzidos os smart.

Vale a pena recordar, também, que a Land Rover tem um novo Defender já à venda, com o qual o Motor24 pôde já efetuar um primeiro contacto e que pode ler seguindo o link em baixo:

Contacto Land Rover Defender 110: Tão robusto como sempre, refinado como nunca