IX3 Concept: O elétrico que inicia uma nova era para a BMW

25/04/2018

O início de uma nova era para a BMW: a marca bávara surge no Salão de Pequim, na China, com o seu novo SUV elétrico, o iX3 Concept, fazendo pela primeira vez a integração de sistemas 100% elétricos na gama de modelos dita convencional. Até aqui os elétricos da BMW estavam reservados apenas para a subgama ‘i’, como foi o caso do BMW i3.

A marca fala deste iX3 como um SAV, tradicionalmente a forma da BMW se referir aos seus modelos do género, preferindo apelidá-los de ‘Sports Activity Vehicle’, sendo uma proposta que deverá resultar num modelo de produção em série dentro em breve enquanto a companhia de Munique preparar uma ofensiva na mobilidade elétrica. Inicialmente, o iX3 de produção será feito em parceria com a Brilliance Automotive na China, para o mercado local.

Em termos técnicos, a novidade está na motorização, que oferece 270 CV (200 kW) de potência, sendo alimentado por uma bateria de 70 kWh que permite, de acordo com a BMW, percorrer até 400 quilómetros entre carregamentos já ao abrigo da nova norma de medição de consumos WLTP, que entrou em vigor no passado dia 1 de setembro. O carregamento rápido é uma possibilidade, podendo receber carregamentos em tomadas de 150 kW para o restabelecimento total da bateria.

O sistema elétrico da BMW foi pensado para ser eficiente e leve, integrando num único pacote o motor, transmissão e módulos de controlo, podendo por isso ser aplicado em diferentes modelos sem grandes constrangimentos em termos de espaço. Além disso, refere ainda a BMW, este motor elétrico renuncia aos metais raros que tornam as propostas de eletrificação mais dispendiosas e complicadas de produzir em larga escala.

Em termos de design, o visual do iX3 Concept ‘cola-se’ ao modelo de produção revelado no ano passado, mas tem diferenças substanciais nalguns aspetos, como na grelha dianteira completamente fechada e ‘unida’, ou seja, abandonando o tradicional esquema de ‘rins’ duplos. O fecho das entradas de ar, uma necessidade para os motores de combustão interna por causa da refrigeração dos componentes dos mesmos, é assim bem mais visível. Quanto à grelha, há quem aponte a semelhança com a solução ‘Tiger Nose’ da Kia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.