O hábito antigo de andar com um jerricã na bagageira do automóvel para responder à eventualidade de ficar sem combustível conhece agora um correspondente para os veículos elétricos, sobretudo para quem teme ficar sem energia na bateria. A ZipCharge revelou um carregador portátil para automóveis elétricos que se pode levar na bagageira do próprio veículo, ajudando a remover um obstáculo à mobilidade elétrica.

Semelhante como um ‘powerbank’ que se usa para carregar dispositivos elétricos de pequenas dimensões, o Go revelado pela ZipCharge num evento paralelo da COP26, cimeira do clima que junta alguns dos principais líderes mundiais em Glasgow para debater as alterações climáticas, é descrito como decisivo para a adoção dos veículos elétricos, removendo aquele que é um dos principais problemas no acesso aos mesmos – o carregamento.

De acordo com a companhia, o Go é o primeiro dispositivo portátil de carregamento para elétricos que combina hardware, software, capacidade de aprendizagem pela máquina e modelos de propriedade inovadores que permitem tornar o carregamento mais acessível e prático, além de criar ainda um modelo inteligente de gestão de energia para ajudar a suportar a rede elétrica pública.

Bastante compacto e com um design moderno e simples, o ZipCharge Go recorre a um painel de controlo e luzes LED que indicam o estado de carga, não faltando mesmo uma pega de transporte. A cobertura da frente pode ser personalizada em cores e acabamentos para combinar com o exterior do veículo elétrico, caso os compradores assim desejem. Este ‘powerbank’ pode ser carregado em casa – por exemplo, aproveitando o horário de vazio de uma tarifa bi-horária – para depois ser ligado ao veículo onde este for estacionado. A porta de carregamento bloqueia o cabo, ligando-o ao veículo e prevenindo – pelo menos, aparentemente – a furtos. Além disso, conta com tecnologia de localização incorporada e ‘geo-fencing’.

Este carregador permite recuperar até 32 quilómetros de autonomia em pouco mais de 30 minutos, possibilitando assim a carga necessária para as deslocações diárias típicas de um condutor. Também não existem impedimentos à sua utilização com o mau tempo.

No interior está uma bateria de iões de lítio de elevada densidade e a eletrónica associada, incluindo um inversor AC-DC bi-direcional, o que lhe permite também ser usado para estabilizar a rede elétrica em picos de procura. O módulo eletrónico pode ser atualizado remotamente e dispõe de diagnóstico remoto. A conectividade 2G/4G assegura ligação remota também a uma aplicação de smartphone para ajudar a controlar o processo de carregamento. A inteligência Artificial vai permitir que a ZipCharge aprenda os padrões de carregamento dos seus utilizadores e ofereça sugestões de horários mais convenientes para otimizar o processo de carga do dispositivo.

Os fundadores da ZipCharge, Richie Sibal e Jonathan Carrier, engenheiros com larga experiência no setor automóvel – incluindo passagens por marcas como a McLaren Automotive, Jaguar Land Rover, Lotus ou Gordon Murray Group –, pretendem que o seu novo carregador portátil possa ser lançado no mercado no último trimestre de 2022.

A companhia pretende oferecer o seu dispositivo numa base de serviço por utilização, mas também podem ser adquiridos diretamente. Por subscrição, a ZipCharge oferece um custo de 57€ por mês.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.