Os 102 jurados provenientes de 33 países elegeram os finalistas por voto secreto, com base na avaliação individual a partir do seu trabalho profissional. Dessa votação foram eleitos dez finalistas do Carro do Ano Global (WCOTY), sendo feita a primeira seleção do lote de 28 candidatos iniciais.
Os dez finalistas contam assim com os seguintes automóveis: Audi Q4 e-tron, CUPRA Formentor, Ford Mustang Mach-E, Genesis G70, Honda Civic, Hyundai IONIQ 5, Hyundai Tucson, Kia EV6, Lexus NX e os ‘irmãos’ Toyota GR86/Subaru BRZ.
Esta lista irá sofrer ainda um ‘corte’ a 15 de março quando for revelado o Top 3, ou seja, aqueles que efetivamente irão discutir o prémio máximo.
Um novo elemento competitivo do programa de 2022 prevê a entrega de um novo galardão para o Carro Elétrico Global do Ano, que vem incentivar e reconhecer os progressos na mobilidade elétrica e que conta com cinco finalistas: Audi e-tron GT, BMW iX, Ford Mustang Mach-E, Hyundai IONIQ 5 e Mercedes-Benz EQS.Nas outras categorias, o prémio de Carro Urbano Global do Ano será decidido entre Dacia Sandero, Opel Mokka, Renault Kiger, Toyota Yaris Cross e Volkswagen Taigun, enquanto o cetro de Carro de Luxo Global do Ano será discutido entre Audi Q5 Sportback, BMW iX, Genesis GV70, Mercedes-Benz EQS e Volvo C40 Recharge.
Por fim, a categoria de Carro de Performance Global do Ano será entregue a um dos cinco seguintes finalistas: Audi e-tron GT, BMW M3/M4, Porsche 911 GT3, Toyota GR86/Subaru BRZ e Volkswagen Golf GTI/R.
Nota ainda para o facto de que todos os carros a concurso nas cinco categorias estavam também elegíveis para o Melhor Design de Carro Global de 2022, tendo já um painel de designers e especialistas na área automóvel – Gernot Bracht, Ian Callum, Patrick le Quément, Tom Matano, Victor Nacif e Shiro Nakamura – escolhido os cinco finalistas nesta área (por ordem alfabética): Audi e-tron GT, Ford Mustang Mach-E, Hyundai IONIQ 5, Kia EV6 e Mercedes-Benz EQS.
