O nome da empresa não deve passar despercebido aos mais atentos, pois trata-se exatamente de uma companhia criada pelo ex-diretor de design da Jaguar, Ian Callum, que foi também o ‘pai’ do C-X75 utilizado numa intensa cena de ação no filme do espião mais famoso do mundo, James Bond. Este desportivo foi utilizado numa cena de perseguição nas estradas do Vaticano, com Dave Bautista (Mr. Hinx) ao volante, na tentativa de capturar James Bond (protagonizado então por Daniel Craig).
Apenas quatro dos cinco carros de acrobacia sobreviveram com este chassis em particular, o ‘Car Seven’, a ser agora o único licenciado para utilização em estrada no Reino Unido. Construídos pela Williams Advanced Engineering para o filme de 2015, os carros de acrobacias C-X75 foram concebidos para resistir a cenas de perseguição exigentes.
Construído em torno de um chassis robusto e tubular de estrutura espacial com suspensão derivada de rali e motor V8 sobrealimentado de 5.0 litros da Jaguar, o C-X75 em questão foi adquirido por um cliente privado que pediu à Callum, sediada em Warwick, a transformação do automóvel para utilização em estrada, preservando cuidadosamente a sua história icónica.
Para receber a necessária aprovação legal para circular nas estradas do Reino Unido, os engenheiros da Callum tiveram de proceder a centenas de mudanças, incluindo vidros com homologação rodoviária (com a letra ‘E’), botões convencionais a bordo para as funções normais de um veículo, sistema de escape menos ruidoso e catalisadores adequados, a que se junta ainda uma afinação específica do motor. Os espelhos retrovisores, noutro exemplo, tiveram de ser totalmente refeitos, já que os dos carros das filmagens eram de… espuma.
Além de satisfazerem os requisitos legais para homologação, os artesãos da Callum procuraram soluções para melhorar a qualidade da carroçaria e dos acessórios, procedendo-se ao alinhamento dos painéis para evitar folgas, enquanto o acabamento da superfície em fibra de carbono foi melhorado, cuidadosamente refeito e repintado.“Os carros de filmagem são, sem dúvida, as verdadeiras estrelas [dos filmes], dando vida a cenas lendárias que permanecem connosco enquanto entusiastas de automóveis”, afirma Adam Donfrancesco, diretor de engenharia da Callum. “Poucos são os que sobrevivem aos rigores das filmagens, pelo que a preservação foi fundamental para cumprir a legislação e é ótimo podermos revelá-lo aos entusiastas dos Scramblers [NDR: evento automobilístico em que será revelado, a 21 de abril]”, completou.
Esta também não é a primeira ‘aventura’ da Callum na legalização de automóveis previamente sem homologação, já que um dos seus trabalhos mais exigentes passou pela série de continuidade do Aston Martin DB4 GT.
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