No ano em que se comemoram os 60 anos da Mini, efeméride que também vai terá honras de destaque no Estoril Clássicos, a marca britânica será protagonista de um momento que se pretende emblemático por evocar um episódio singular da televisão portuguesa naquela que foi uma “invenção maluca” de Júlio Isidro.

O carismático apresentador, hoje ligado à RTP Memória, irá regressar ao convívio dos clássicos para recriar o famoso passatempo “Quantos cabem num Mini?”, a realizar dia 13 de outubro, às 14 horas, nos Jardins do Casino Estoril.

Rubrica do famoso programa de televisão “O Passeio dos Alegres” (1981), que marcou gerações, tornou-se, desde logo, num dos momentos mais divertidos e aguardados daquele programa que também fez história na televisão portuguesa.

Nessa aventura, a equipa vencedora era constituída por 27 pessoas que em apenas um minuto conseguiram caber lá dentro. Para garantir que todos estavam ‘hermeticamente’ confinados, Fecharam-se as portas durante 10 segundos. Nunca tanta gente entrara e saíra do pequeno automóvel. Todos saíram ilesos e o próprio carro também suportou bem o peso graças à suspensão que tinha sido propositadamente reforçada para o efeito.

Júlio Isidro ainda hoje se surpreende pelo impacto que o passatempo teve há mais de três décadas, mas que atravessou fronteiras, passou na Eurovisão e foi visto na televisão japonesa.

Neste domingo, nos jardins do Palácio do Estoril, onde decorre o Concurso de Elegância ACP, o famoso apresentador volta a tentar encher um Mini de gente. Basta aparecer na zona de público, inscrever-se e tentar quebrar o recorde.