Até tu Ken Block!? O americano que fez carreira a pilotar espetaculares carros, com enormes motores de combustão, diz-se rendido ao ‘disparo’ elétrico do Extreme E Odyssey 21…
O piloto de ralis e de drift que ajudou a revolucionar o conceito de espetáculo no desporto automóvel com os seus vídeos incríveis de gincanas, foi um dos convidados pela organização do Rali Dakar 2020 para animar o “shakedown” e participar na última especial da dura prova.
Habituado a supercarros personalizados à medida para a realização das manobras radicais em que se especializou, desta feita o piloto americano estreou-se a bordo do Extreme E-SUV Odyssey 21, carro 100% elétrico, que vai ser utilizado na nova competição que arranca em 2021.
Só agora os responsáveis da Extreme E revelaram o vídeo da experiência de Ken Block aos comandos do SUV equipado com motor elétrico a debitar 550 cv, com o cunho da Spark Racing Technology, empresa que também fornece chassis para Fórmula E.
O conceito surpreendeu Ken Block, que ficou especialmente impressionado pela aceleração. “O binário surge instantaneamente e é quase explosivo. Por isso é bastante divertido de conduzir”, afirmou.
Segundo o piloto americano, esta foi a primeira vez a pilotar um carro de competição elétrico. “Passei a minha carreira toda a pilotar carros com motores a combustão, onde utilizas o pé esquerdo no travão e o turbo para te ajudar nas curvas.”
“Aqui, podes ser muito mais progressivo com o acelerador. Também podes esperar mais um pouco, pois o binário está imediatamente disponível. Mal colocas o pé no acelerador ele sai disparado. Tenho de me conter pois o carro reage depressa e a entrega de potência é imediata.”, acrescentou