O ano de 2023 marca a celebração do 60º aniversário da Lamborghini, com a marca italiana a preparar uma série de eventos comemorativos ao longo deste ano, contando com o envolvimento dos seus clientes, clubes oficiais e ainda entusiastas oriundos de todo o mundo.

Há sessenta anos, numa área que na altura era uma zona rural aberta, iniciou-se a construção da fábrica Automobili Lamborghini. A empresa foi fundada a 6 de maio de 1963, realizando o sonho de Ferruccio Lamborghini de se tornar um fabricante de automóveis desportivos, uma indústria que na altura era dominada apenas por algumas marcas.

Muito concretamente, Lamborghini tinha como objetivo mostrar a Enzo Ferrari, com quem teve um desentendimento por sugerir melhorias nos carros deste último, que poderia fazer automóveis tão ou mais apaixonantes, com a arte e o engenho de Ferruccio Lamborhini e dos seus engenheiros a resultarem em automóveis tão icónicos como o Miura, que foi uma autêntica ‘pedrada no charco’ pelo conceito desportivo.

Ao longo dos anos, a Lamborghini continuou a evoluir, criando ícones com um estilo, tecnologia e performance únicos, inspirando gerações completas e milhões de pessoas, partilhando o seu ADN e os valores sobre os quais foi fundada. Porém, num mundo cada vez mais global, a marca do ‘Touro’ é hoje parte integrante do Grupo Volkswagen, que foi fundamental para fazer retornar a companhia italiana à rentabilidade.

Celebrações de longo curso

As celebrações do 60º aniversário começaram no dia 19 de janeiro com a abertura do renovado Museu Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, localizado nas imediações da fábrica original. O museu foi renovado e reestruturado especialmente para as celebrações com uma exposição intitulada ‘The Future Began In 1963’.

O ‘Lamborghini Day Japan – 60th anniversary’ realizar-se-á a 23 de fevereiro, em Suzuka, no Japão, tratando-se do primeiro evento internacional a inaugurar as celebrações. Centenas de entusiastas e colecionadores reunir-se-ão num dos mercados mais significativos para a empresa sediada em Sant’Agata Bolognese.

No Reino Unido, o Silverstone Circuit será o local do ‘Lamborghini Day UK’, no dia 29 de abril para celebrar o 60º aniversário da empresa, com mais de 300 proprietários de Lamborghini previstos participar.

O próximo evento importante será a tour ‘60° Anniversario Giro’ em Itália que terminará a 28 de maio na praça principal de Bolonha com o Concorso in Piazza: um concurso de elegância e uma festa aberta ao público, onde centenas de Lamborghinis, colecionadores e fãs de todo o mundo se reunirão para celebrar a ilustre história da marca.

Nos Estados Unidos, o mercado mais importante para a Lamborghini, o ‘60th Anniversary Giro’ está agendado para este Verão.

No próximo mês de setembro, a celebração do 60º aniversário continuará no segundo maior mercado da marca, na China Continental, onde os clientes da Lamborghini participarão na sua icónica “Giro China” pelo nono ano consecutivo. Mais de 100 proprietários e entusiastas da Lamborghini irão reunir-se para culminar a celebração com o ‘60th Anniversary Gala Dinner’.

Também em setembro, a Lamborghini Polo Storico, a divisão responsável pela proteção, preservação e restauração do património automóvel da marca, planeia organizar o ‘60th Anniversary Polo Storico Tour’ reservado aos automóveis clássicos da Lamborghini, em Itália.

Também em Itália, mais concretamente no circuito de Vallelunga, perto de Roma, irá ter lugar no mês de outubro o primeiro Lamborghini Festival, no qual será celebrada a marca e os seus carros de corrida. No mesmo circuito, em novembro, será realizada a Grande Final do Super Trofeo Lamborghini, o campeonato monomarca reservado ao Huracán Super Trofeo EVO2, com carros dos três continentes.

Os Clubes Lamborghini oficiais de todo o mundo, agora presentes em 24 países com mais de 1600 membros, também estão a planear tours e eventos de aniversário nos seus respetivos países, bem como uma série de tours em Itália com o seu destino final a sede da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.