Lamborghini Miura SV do Presidente da FIA está ‘como novo’

07/02/2019

A divisão de automóveis clássicos da Lamborghini, o Polo Storico, restaurou de forma minuciosa um icónico Miura SV que pertence ao Presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Jean Todt. O veículo restaurado está em exposição no salão de clássicos Retromobile, em Paris, que se realiza até dia 10 de fevereiro.

Automóvel lendário na indústria automóvel, o Miura foi responsável pela afirmação da Lamborghini como fabricante de veículos desportivos de topo, assumindo-se como rival da compatriota Ferrari.

O veículo, com o número de chassis #3673, foi produzido a 11 de novembro de 1972, assumindo o mesmo número de chassis de Miura S de 1968 que tinha sido destruído num acidente, numa situação que não era rara naqueles tempos entre os fabricantes. De acordo com a própria marca, as razões para essa atuação eram várias, desde motivos fiscais (para proteger os clientes de impostos elevados de veículos novos em determinados países) a razões práticas, como a manutenção dos mesmos registos e documentos já emitidos.

O seu primeiro proprietário foi Mr. Mecin, da África do Sul, no ano de 1972, com uma pintura vermelha Rosso Corsa, com uma faixa inferior dourada e interior em preto com revestimento em couro, a mesma configuração utilizada pelo Polo Storico da Lamborghini para o restauro do modelo desportivo, 47 anos depois.

O processo de restauro levou 13 meses e teve várias várias, obrigado ao desmantelamento completo do carro, de forma a verificar todos os componentes e áreas possíveis, como a carroçaria, chassis, interior, placas de numeração ou conformidade das mesmas peças com os registos.

Quando chegou a Sant’Agata Bolognese para o restauro, apresentava notórios sinais de desgaste, com os engenheiros do Polo Storico a preferirem a ‘arte’ da recuperação das peças sempre que possível, de forma a manter a proximidade com o original, ao invés de enveredarem pela sua substituição direta. Em Paris, Jean Todt, atual presidente da FIA, recebeu as chaves desta sua máquina diretamente das mãos do Presidente e CEO da marca italiana, Stefano Domenicali, que curiosamente foi seu colega de trabalho quando os dois eram funcionários da Ferrari na Fórmula 1. O italiano viria até a assumir o cargo deixado vago por Todt quando este saiu da equipa para se dedicar à presidência da FIA.

MAIS SOBRE CLÁSSICOS

O que faz de um automóvel antigo um clássico?

Lamborghini Miura encontrado em armazém vendido por 560 mil euros

Raridades de viúvas

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.