A Lamborghini ‘promete’ dois novos modelos com motor V12 este ano, mostrando-se confiante quanto à procura dos superdesportivos com motor de combustão interna. A informação foi partilhada pela própria marca italiana na revelação dos seus resultados financeiros de 2020 que, apesar de ter sido um ano marcado negativamente pela pandemia de Covid-19, foi o segundo melhor em termos comerciais para a companhia de Sant’Agata Bolognese.

O resultado financeiro mais notável para a Lamborghini foi o facto de ter conseguido alcançar a mais elevada rentabilidade de sempre, naquele que foi o segundo melhor ano de sempre para a marca, tanto em termos de volume de negócios, como de automóveis entregues.

“A nossa capacidade de resposta imediata, uma combinação de modelos ideal e a crescente procura pela personalização dos nossos produtos impulsionaram a rentabilidade para os níveis mais elevados. Num ano tão difícil, a marca deu mostras de uma enorme força e deu continuidade ao seu apelo crescente, contrariando a tendência da indústria do luxo a nível global”, refere Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

Com efeito, a Lamborghini terminou o ano fiscal de 2020 com um volume de negócios de 1,61 mil milhões de euros, apenas 11% menos do que em 2019, que foi o melhor ano da sua história, devendo muito desse mérito ao SUV Urus. No entanto, para o resultado ligeiramente inferior em 2020, os 70 dias de paragem da produção na primavera, em cumprimento das diretivas emanadas pelo governo italiano acabaram por ser decisivos.

No ano passado, foram entregues 7430 automóveis da marca a nível mundial, um número que representa os segundos melhores resultados de vendas de sempre, seguindo-se ao recorde estabelecido em 2019, com 8205 automóveis entregues. Os Estados Unidos da América continuaram a ser o principal mercado, com 2224 automóveis entregues, seguidos da Alemanha (607), da China Continental, Hong Kong e Macau (604), do Japão (600), do Reino Unido (517) e de Itália (347).

Porém, o ano de 2021, ainda que continue a ter na pandemia um inimigo corrente, promete ser melhor para a Lamborghini, com Winkelmann a referir que “o ano de 2021 começou com perspetivas muito positivas”, na medida em que “as entregas nos primeiros dois meses deste ano superaram já as do anterior período pré-pandemia e as encomendas colocadas até ao momento cobrem já nove meses de produção”.

Este ano, a empresa espera registar um crescimento adicional, com a China a ascender ao segundo lugar dos seus mercados principais.

O novo ano ‘abriu’ com o lançamento comercial do mais recente modelo revelado pela Lamborghini no final de 2020, o Huracán STO (Super Trofeo Omologata), um automóvel superdesportivo homologado para a estrada, inspirado pela herança da competição do campeonato monomarca da Lamborghini Squadra Corse protagonizado pelo Huracán EVO Super Trofeo, bem como pelo seu três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona, e dois vezes vencedor das 12 Horas de Sebring, Huracán GT3 EVO.