Leaf em versão 3.ZERO mais potente e com maior autonomia

09/01/2019

O modelo elétrico de maior sucesso da Europa, o Leaf, evolui em duas versões agora anunciadas pela Nissan. Sob a designação 3.ZERO, uma delas, de edição limitada, destaca-se pela maior autonomia e potência de 217 CV.

A seguir a um ano recordista para os automóveis elétricos da Nissan, o Leaf 3.ZERO traz para o automóvel elétrico mais vendido na Europa um ecrã de infoentrenimento de 8 polegadas que permite mais serviços de conectividade, como a navegação porta a porta. Com a chegada das versões 3.ZERO será também introduzida uma aplicação NissanConnect EV totalmente nova e melhorada, além de novas cores exteriores e combinações de cores de dois tons. Essas serão, de acordo com os primeiros dados, as grandes novidades da versão base melhorada (com bateria de 40 kWh), mas para os mais apostados em viagens longas, a marca apresentou também uma versão limitada 3.ZERO e+ Limited Edition.

Anunciada no Japão em primeiro lugar, esta versão está presente na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2019), nos Estados Unidos, ficando disponível para encomenda a partir de agora nos mercados europeus. Esta edição limitada – da qual apenas serão produzidas 5000 unidades para a Europa – irá dispor de uma motorização mais potente, capaz de fornecer 160 kW (217 CV) e de uma autonomia expectável de até 385 quilómetros com um único carregamento, de acordo com a previsão da Nissan já ao abrigo do ciclo WLTP.

No coração do Leaf 3.ZERO e+ Limited Edition está uma bateria melhorada, com mais 25% de densidade e um aumento de 55% na capacidade de armazenamento de energia. Através de “um design inovador e de uma engenharia inteligente”, refere a marca, a nova bateria possui uma capacidade de 62 kWh nas suas 288 células, em comparação com as 192 montadas na bateria de 40 kWh. Na prática, oferecerá um aumento de 40% de autonomia em comparação com o Leaf 3.ZERO equipado com uma bateria de 40 kWh. Ou, numa linguagem mais leiga, um aumento de 100 km de autonomia adicional em termos de utilização comparável face ao atual Leaf.

Já presentes no modelo desde o lançamento, os sistemas e-Pedal e ProPILOT, manter-se-ão em ação, sendo a primeira uma forma de condução que recorre apenas ao pedal do acelerador para acelerar e desacelerar, aproveitando o efeito de travagem da regeneração de energia. Já o ProPILOT consiste numa tecnologia de auxílio à condução que funciona em autoestradas de faixa única, parando, acelerando e centrado na sua faixa, quer em viagens em autoestrada, quer no trânsito congestionado a baixas velocidades.

A garantia mantém-se nos oito anos ou 160.000 km que a Nissan oferece em todas as outras versões do Nissan Leaf e que agora se estende às baterias do Leaf 3.ZERO e do Leaf 3.ZERO e+ Limited Edition.

Preços

O preço indicativo do Leaf 3.ZERO nos principais mercados europeus estará abaixo dos 40 mil euros, enquanto o LEAF 3.ZERO e+ Limited Edition ficará disponível para venda a partir dos 45 mil euros. Os clientes europeus que desejem encomendar qualquer um dos modelos poderão registar o seu respetivo interesse a partir de 9 de janeiro, com as primeiras entregas do 3.ZERO previstas para maio e as do e+ Limited Edition previstas para o verão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.