A fábrica da Porsche em Leipzig, na região Leste da Alemanha, está intimamente ligada a alguns dos modelos de maior sucesso da marca, sendo o berço dos Panamera e Macan, incluindo também os de nova geração, esperados para 2024.

Inaugurada em 2002, esta fábrica foi simbólica para o ressurgimento da região, assumindo-se como um centro de excelência para o desenvolvimento de automóveis desportivos da Porsche, ao mesmo tempo que revela uma grande importância para a malha social daquela área, não só pelos postos de trabalho diretos (4400 funcionários em funções de segunda a sexta), mas também pelos indiretos com fornecedores e logística associada.

Com uma capacidade de produção de mais de 120.000 veículos por ano, a fábrica de Leipzig possui tecnologia de ponta e processos eficientes nas suas linhas de montagem. Neste sentido, a Porsche adianta que esta infraestrutura é neutra em emissões de CO2 desde 2021, indo ao encontro do seu desejo de se tornar numa marca cada vez mais sustentável e ecológica.

Encontrando-se atualmente em expansão para produzir veículos térmicos, híbridos e elétricos na mesma linha de montagem, a fábrica de Leipzig tem como atributo a sua flexibilidade, podendo adaptar-se a produção às mudanças no mercado e às preferências dos consumidores de forma bastante rápida.

A nova geração do Panamera está a ser já produzida em Leipzig, dando assim continuidade a uma tradição que começou em 2009, sendo aí o local de montagem da primeira geração da berlina desportiva de quatro portas. A partir de 2016, a produção completa foi transferida para Leipzig com a introdução da segunda geração. Obras de expansão e de adaptação permitem também a produção do Macan de nova geração, SUV que será totalmente elétrico.

Desde 2019, a fábrica de Leipzig está a ser submetida a uma quinta ampliação para se tornar num centro de especialização para a eletromobilidade, incluindo-se a construção de uma nova oficina de carroçarias para a nova geração do Macan. Diariamente, a fábrica produz cerca de 600 automóveis, sendo muito do volume de produção para os mercados da China e dos Estados Unidos da América.

No passado, a fábrica já tinha produzido modelos como o Cayenne (entretanto transferido para Bratislava) e até o superdesportivo Carrera GT entre 2003 e 2006, dali saindo 1270 exemplares deste automóvel especial para a Porsche.

No interior da fábrica, combina-se o trabalho manual dos seres humanos e a exatidão digital operada pelos muitos elementos robotizados das linhas de montagem, não faltando também os diversos veículos autónomos para o transporte de peças, que usam linhas-guia no piso para saberem o seu caminho. Tudo decorre, também, com limpeza absoluta, não havendo resíduos ou odores ao longo das linhas de montagem.

A qualidade dos veículos produzidos em Leipzig é também fundamental, com cada automóvel produzido a passar por um rigoroso processo de verificação e controlo de qualidade, assegurando que os clientes recebam um produto de alto nível.

Junto à fábrica existem ainda centros de testes e de desenvolvimento rolante dos automóveis: contíguos estão uma pista com diversas curvas e sequências que replicam as de alguns dos circuitos mais famosos do mundo e uma pista de todo-o-terreno para ensaiar e colocar à prova as capacidades fora de estrada dos SUV. Ali, estando junto a uma zona florestal, é frequente encontrarem-se espiões pouco comuns, como vacas ou veados…