M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Qual é a maneira mais simples de ter um veículo que nos permita ter uma casa longe de casa? Não, não é uma caravana, nem sequer uma autocaravana. Às vezes, basta fazer algumas modificações a um furgão comercial, e ele fica pronto para uma pessoa poder comer e dormir em qualquer lugar, sem ter que sair do carro. As marcas automóveis sabem disso, e é por isso que algumas oferecem conversões já prontas para as suas carrinhas. Mostramos aqui seis carrinhas que podem ser usadas em longas viagens sem ter que regressar a casa nem em gastar dinheiro em hotéis.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Algumas destas têm modificações feitas diretamente pela marca. A Volkswagen, por exemplo, tem a gama California, feita com base na Transporter T6, que até tem direito a uma versão extrema, chamada California XXL, que é praticamente uma autocaravana. A Mercedes também tem as suas próprias conversões caseiras, transformando o Classe V no modelo Marco Polo. A Fiat Professional também faz os seus próprios modelos para amantes do campismo e do caravanismo, tendo até uma versão 4×4 da sua Ducato Camper, rebatizada Expedition.

Isso não impede potenciais clientes de recorrerem a preparadores externos especializados para fazer as suas conversões, como a Westfalia. Mas a maior parte dos outros construtores de veículos comerciais tem que encontrar preparadores específicos para converter as carrinhas em algo em que se possa viver durante alguns dias. É o caso da Ford Randger 560, uma Transit modificada pela Trigano, ou da Renault Trafic com a Adria Active. A Hyundai H350 é a primeira carrinha desenvolvida pela marca coreana para lidar com as especificades do mercado europeu, e embora não tenha uma versão camper específica, tem dimensões apropriadas para transformação sem mexer na carroçaria.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.