Publicidade Continue a leitura a seguir

8 estradas costeiras para condutores aventureiros

75 Mile Beach Road: Localizada na ilha Fraser, na Austrália, não é bem uma estrada. Simplesmente, a praia é larga o suficiente para ter uma uma linha de areia molhada e dura que pode ser atravessada por qualquer veículo de quatro rodas motrizes. O trilho em cima varia conforme as marés, e é preciso ter cuidado com obstáculos, alguns deles vivos, como dingos.
Carretera de Sa Calobra: A ilha de Maiorca não é assim tão grande que tenha espaço para estradas extensas. Realmente, Sa Calobra tem apenas 13 km de extensão, mas tem tantas curvas e zonas estreitas que vai demorar algum tempo a atravessá-la. E vale a pena, pois tem troços que não existem em mais lado nenhum do planeta.
Jadranska Magistrala: A auto-estrada E65 percorre grande parte da costa leste do mar Adriático de norte a sul, unindo três países, Croática, Bósnia Herzegovina e Montenegro, através de estradas com grandes diferenças de altitude e inclinação, vista para mar e ilhas, mas também precipícios, com os quais é preciso ter cuidado quando se observa a hipnotizante e paisagem.
Estrada Regional 101: A estrada mais antiga da Madeira é simultaneamente uma das mais perigosas da Europa e a que tem a melhor vista para o Atlântico. Ligando Ponta Delgada a Porto Moniz, a estrada é tão estreita que tem apenas uma direção, bem como vários túneis e penhascos, sempre com vista para o mar.
Port Jackson Road: Tem apenas 25 km e é essencialmente composta por uma extensão de terra, mas vale a pena para ver a inigualável paisagem da península de Coromandel, na ilha norte da Nova Zelândia. Só é recomendado que o faça com sol e pouco vento, já que não há proteções e a estrada tem tendência para ficar enlameada quando chove.
Hana Highway: Várias ilhas do Havai foram transformadas em "armadilhas turísticas", mas outras ainda mantêm a beleza natural e selvagem que atraíram o Capitão James Cook da Marinha Real Britânica em 1776. Apesar do seu nome, a auto-estrada de Hana, na ilha de Maui, tem 103 km de contra-curvas em montanha, pontes com largura para um único carro e cascatas para parar e tirar fotografias.
Amalfitana: Se visitar a Estrada Estatal 163, que liga as cidades italianas de Sorrento a Salerno num percurso de 50 km, provavelmente vai-lhe parecer familiar. Afianl, esta estrada construída na Costa de Amalfi foi amplamente usada em filmes, mostrando os fantásticos e profundos penhascos com vista para o Mar Tirreno.
Makran: Conhecida localmente como "auto-estrada em direção ao céu", esta via atravessa a zona histórica de Makran, no Paquiestão durante 583 km, ligando a cidade portuária Karachi a Gwadar. Alternando entre costa e montanha, as próprias curvas misturam-se com a estonteante paisagem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de termos descoberto algumas estradas aventureiras, voltámos a viajar pelo mundo para encontrar mais alguns caminhos que vão deixar saudades. Mais uma vez, passámos por vários continentes e não só, com paragens nalgumas ilhas com estradas e paisagens fora do vulgar. Mais uma vez, desafiamos os nossos leitores a fazer pelo menos uma dela. E depois venham contar-nos como foi.